A estilista Andressa Salomone, conhecida por suas roupas de moletom com muito paetê e conforto, deu um passo à frente em sua carreira ao mostrar na noite desta quarta-feira (6) em São Paulo, peças também pensadas para pessoas com necessidades especiais. Parte das vendas da coleção apresentada será revertida para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
Na passarela, um time de famosos desfilaram ao lado de crianças e adultos com deficiências físicas. Preta Gil se emocionou, assim como Isabella Fiorentino, que tem um filho especial (veja depoimento da apresentadora abaixo), Arlindo Grund, Vera Viel, Di Ferrero, Gianne Albertoni, Adriana Colin, Laura Wie pisaram a passarela.
Andressa Salomone contou no backstage que a ideia surgiu por meio da amiga Belle (Izabelle Marques), com necessidades especiais desde que nasceu com má formação na coluna (mielomeningocele). “Ela começou a comprar vários vestidos do mesmo modelo. Eu perguntei por que, e ela disse que era porque o modelo não precisava fazer adaptações para vestir”. A partir daí, segundo Andressa, surgiu a ideia de criar peças, que podem ser usadas, por todas as pessoas, mas que são fáceis de vestir. Um dos exemplos é a calça jogging de paetês, que tem zíperes nas laterais para unir a parte da frente e a de trás.
O vestido que gerou toda a coleção é de moletom chama-se Belle (Andressa batiza suas peças com nomes de amigos). Possui botões de pressão nas laterais da manga, que se abrem quase por completo. A modelagem é oversized, que além de prática, é uma das tendências do momento. As peças desfiladas estão à venda, com parte do valor revertido à AACD. “Daqui 15 dias, vou implementar descontos em todas as peças para portadores de deficiências”, disse a estilista. O modelo Belle, por exemplo, custa R$ 945 e com o desconto, será vendido a R$ 489.
Desfile
O desfile aconteceu no espaço Villagio JK, em São Paulo, com os convidados sendo recepcionados com vários tipos de carpaccio, inclusive de polvo e abacaxi. No salão, vários balões brancos estavam grudados no chão. E no fundo, uma orquestra acompanhava o desfile, com os “padrinhos” desfilando a nova coleção, sozinhos ou ao lado de seus “afiiados”.
No final, os modelos entraram com balões na mão, que foram soltos após o teto retrátil se abrir, ao mesmo tempo que uma chuva de pétalas vermelhas caia entre os convidados.
“Eu fiquei muito emocionada com esse desfile.Primeiro, porque a gente vê pessoas com tanta necessidade sorrindo e agradecendo a vida. E segundo, porque, eu tenho um filho que também tem necessidades especiais e ver uma marca que se preocupa com a parte de moda para essas pessoas é muito gratificante. Eu que venho desse meio, fiquei muito feliz e honrada em participar”, disse Isabella Fiorentino ao “Elas no Tapete Vermelho”.
Confira o depoimento de Isabella Fiorentino