Fabiana Milazzo mostrou seu verão 2019 no SPFW inspirada nas comunidades das ilhas flutuantes de Uros, no Lago Titicaca, em Puno, no Peru. De lá, a estilista trouxe volumes diferenciados, com peças fluidas se contrapondo às mais encorpadas. Bordados com linhas e pedras tinham referências no avesso dos tapetes da região. Nas cores, linhas em tons fortes apareciam sobre fundo preto, assim como fios dourados, que bordavam alguns dos looks.
Rosa, amarelo, lilás, verde aparecem ao lado de off-white e cinza.
Se a influência peruana poderia trazer rusticidade, como as linhas penduradas, a seda metalizada e peças em malha de cristal conferiam brilho à coleção. Tecido com textura líquida, formas mais amplas, como os shorts balonê (bem anos 80), maxipantalonas e peças inspiradas em ponchos alinhavaram a coleção em looks curtos e compridos.
Aliás, a releitura da cultura daquela região peruana rendeu até uma técnica exclusiva batizada de tricê, com objetivo de lembrar as texturas vistas na ilha. Até mesmo o trançado da palha de taboa marcou presença na passarela, de forma literal, por onde as modelos passavam.