Há alguns elementos não podem faltar no guarda-roupa de nenhuma mulher, como o vestido preto básico, a camisa branca, uma boa calça jeans, uma calça preta. E no quesito sapato, muita gente acha que tendo um escarpim preto está com todos os problemas resolvidos. Ledo engano. É preciso ter pelo menos um calçado nude. Até mesmo o papa dos calçados Christian Louboutin indica essa cor como fundamental.
Engana-se, porém, quem ache que qualquer sapato nude serve para todo tipo de pele. O próprio Louboutin sabe disso, tanto que na linha de escarpins e sapatilhas, tem opções em sete tons de pele, do porcelana ao chocolate profundo. Chamada de The New Nudes, a série contempla várias etnias e raças. E é esse o grande segredo dos sapatos nessas tonalidades. Confira 9 motivos e dicas para você ter um calçado nude.
1 – Usando a cor que mais parece com a da pele, o efeito do calçado é arrebatador no sentido de alongar a silhueta. Por isso, deve-se observar bem esse detalhe na hora de comprar o acessório. Uma negra deve optar por calçados marrons, enquanto as bem clarinhas, por cores mais pálidas.
2 – Os escarpins nude podem ter a mesma função dos pretos em looks sociais ou para trabalho, com a diferença de que não cortam a silhueta, pois dão uma continuidade à perna.
3 – As sandálias tipo gladiador são ótimas em looks sociais ou mais despojados. Numa festa, para não pesar a produção, a tonalidade é também a mais indicada.
4 – O decote do sapato é fundamental para potencializar o efeito alongador, quando deixa o começo dos dedos à vista. Isso é ideal principalmente para as sapatilhas e vale também para outros tons de calçado.
5 – Quando for comprar um sapato, vá com uma saia e sem meias coloridas. Prove um preto e um nude do mesmo modelo. Você vai ver a diferença entre um e outro.
6 – A cor escura sempre promove uma interrupção no visual, que acaba achatando a silhueta.
7 – Assim como o escarpim nude, outro modelo curinga para todas as mulheres é o chamado thin stripes (os modelos com uma tira só). Esse vale não só para o nude, mas também em outras cores, como a preta e a vermelha, que combinam com vários looks.
8 – Os calçados nude, sejam sapatos ou sandálias,vão bem para o trabalho ou para o dia a dia, por isso, é um investimento e não um gasto. Pense nisso.
9 – Um sapato nude combina com todas as cores de roupa e ocasiões.
Trabalho
Saias-lápis, uma das principais peças para quem trabalha fora, combina perfeitamente com sandálias nude, como mostram Fernanda Paes Leme e Luiza Brunet.
Escarpim
Ana Hickmann e Emanuelle Araújo mostram looks com o escarpim nude no tom da pele delas. Mas veja como a escolha de Paolla Oliveira (centro) não deu esse resultado. Bronzeada demais, o tom do calçado acaba interrompendo o visual, inibindo o poder de alongamento que o look de shorts e paletó pode proporcionar.
Sandálias
As sandálias nude com roupas brancas são ótimas opções tanto para o dia a dia, como Bruna Marquezine, e para festa, como nos dois looks de Giovanna Ewbank.
Plataformas
O calçado nude também aparece em modelo com plataforma e meia-pata, como os mostrados por Deborah Secco e Íris Stefanelli. Camila Rodrigues preferiu uma sandália anabela com corda para combinar com o vestido branco abaixo do joelho. A cor do sapato faz toda a diferença para não achatar a silhueta.
Vermelho e Verde
Ao usar uma roupa em cores fortes e vivas, como o vermelho e o verde, as sandálias ou escarpins nude são as melhores opções, para não tirar o foco da peça principal. Renata Kuerten, Fernanda Keulla e Fernanda Vasconcellos dão bons exemplos. Observe como as sandálias não se chocam com os vestidos.
O mesmo efeito de valorização dos looks aparecem com as sandálias quase invisíveis de Ticiane Pinheiro e de Marina Ruy Barbosa.
Preto, branco e nude
Camila Queiroz escolheu um look fundamental para quem quer ficar elegante sem esforço: saia preta, blusa branca com decote em V, que também ajuda a alongar a silhueta, e sandália thin stripes nude, que reforça o alongamento. Para se inspirar.