Por Rosângela Espinossi
Asa-delta, faixas, transparências, hot pants. Qual é a sua praia? Nos desfiles que mostraram moda praia durante o último São Paulo Fashion Week, maiôs e biquínis iam dos comportados aos ousados, mas com alguns caminhos que devem ser vistos nas areias do próximo verão. Sua praia pode ser mais fetichista, mais anos 90 ou até anos 80, como a volta dos “biquíni cavadão”. Claro que os desfiles exageram nos efeitos de passarela, mas com algumas adaptações, dá sim para apostar nas tendências de areia e piscinas para os dias quentes. Confira:
NA FAIXA
Maiôs e biquínis aparecem com faixas de tricô e elastano de ombro a ombro, tendência que está alta na moda do dia a dia e que também chega às praias. Se antes as faixas ficavam apenas no dorso, agora vão para os braços.
#Ficaadica: É elegante e charmoso, ,mas pode complicar na hora de tomar sol. O ideal é apostar nos tops assim para compor com outras peças, criando looks bacanas para o dia a dia.
TOP, TOP, TOP
Tops cruzados ou grandes em forma de faixa no dorso são as opções apresentadas pela Água de Coco para seu alto-verão 2017. Amir Slama se inspirou na lingerie para criar suas peças, como o top branco usado com camisa de manga bufante.
#Ficaadica2: Para quem gosta de sustentação ou tem os seios grandes, tops maiores ou com alças são opção certeira para banhos de mar ou piscina.
OUSADIA
Maiôs e bodies estão na ordem do dia quando o assunto é verão e moda praia. A ousadia deles fica por conta das transparências, como sugere Helô Rocha, que lançou sua linha em parceria com Fernando Cozendey. Amir Slama, além de aplicar paetês no maiô traz de volta o modelo asa-delta, com a perna supercavada.
#Ficaadica3: Popular nos anos 80, o modelo asa-delta ajuda a alongar as pernas, mas apesar de ter sido muito usado há mais de 30 anos, hoje pode ser considerado ousado.
Como efeito de passarela, as transparências criam imagens bonitas, mas no dia a dia, um forro no body branco, por exemplo, de Helô Rocha, vai bem, obrigada. A imagem criada por Amir Slama, com peça preta inspirada em corselet, botas e cinta-ligas é fetichista.
#Ficaadica4: Apesar da ousadia, o biquíni por baixo,com tirinhas laterais e tudo, pode ser usado na praia sem drama para quem tem o corpo em forma.
RECORTES
Parece, mas não é. Os maiôs dão a impressão que cobrem mais o corpo, mas recortes e cavas deixam muita pele à mostra, como sugere Lolitta e Amir Slama.
#Ficaadica5: Se optar por um maiôs com recortes, do tipo engana-mamãe ou muito cavado, tenha certeza de que não sobrarão gordurinhas extras. Na dúvida, escolha um modelo mais clássico.
HOT, HOT, HOT
Elas vieram pra ficar. Trata-se das hot pants, calças altas e largas, nem por isso recatadas. Carol Trentini (esquerda) usa um modelo da Água de Coco mais normal, apenas com estampas para se diferenciar. Já as grifes Helô Rocha (meio) e Amir Slama apostam em modelos mais ousados, com transparências e recortes laterais,
#Ficaadica6: As hot pants são ideais para quem está um pouco acima do peso ou para serem colocadas sobre calcinhas menores, funcionando como uma saída de praia. As transparentes ou vazadas são mais difíceis de sair da passarela para a vida real.