Por Rosângela Espinossi
Fazer uso da monocromia nos looks é infalível para alongar a silhueta. Isso porque não traz interrupções no visual, criando faixas horizontais, que achatam visualmente. Usar uma cor só é bacana para festas, com vestidos chiquetésimos, e para o dia a dia, em produções informais e confortáveis.
Vestidos curtos, macacões, longos, calças e blusas, não importa. É possível usar em todos os lugares. E para quem tem dúvida, até o branco total também alonga. Confira os looks que Marina Ruy Barbosa, Grazi Massafera, Anitta, Deborah Secco, Debora Block, Camila Queiroz, Claudia Leitte, Pérola Faria, Ludmilla e Eliana usaram esta semana. Muitos aliados a detalhes que ora ajudam e ora podem atrapalhar o efeito alongador.
O plissado é uma das tendências quentes do momento, associado à monocromia, como fez Marina Ruy Barbosa, confere um efeito alongador ainda maior. Claro que uma pessoa que tem mais volumes nos quadris ou nos seios eve tomar cuidado com o plissado, para não alargar o visual. Na atriz, que ganhou como atriz no prêmio cariocas do Ano, promovido pela Veja Rio, o look assinado por Carolina Herrera ficou perfeito.
O look inspirado no guarda-roupa masculino ganhou vida com o tom verde deste conjunto de Dolce & Gabbana, usado por Debora Bloch no prêmio Cariocas do Ano, da Veja Rio. A produção deixa mais do que evidente o efeito alongador da monocromia, aqui ajudado pela calça de boca larga e barra virada.
Deborah Secco também apostou na monocromia com este macacão coral para participar do aniversário de 1 ano de sua filha Maria Flor. Mais uma prova do efeito alongador do look. O coque alto potencializa o alongamento da silhueta.
A foto não está inteira, mas já dá para ver que o vestido coral de Ludmilla, assinado por Barbara Bela, além de alongar com a monocromia, tem outros segredos legais para valorizar o corpo: a fenda ajuda a deixar a silhueta longilínea e o drapeadao diagonal modela a cintura,
A monocromia se alia com a fenda neste vestido Maria Lucia Hohan para Mares, usado por Grazi Massafera para criar o segredo alongador do look. A sandália dourada com tiras dá mais um empurrão neste caminho. Pode apostar.
O vestido “gótico cítrico”, como definiu Claudia Leitte é assinado por Walerio Araújo. Apesar de monocromático, a saia ampla e curte não surte efeito alongador, mas o decote verticalizado sim, assim como a sandália nude. Uma belezinha para se apresentar no Carnatal.
Os curtos também alongam, como prova este vestido Valentino usado por Camila Queiroz. Outro ponto alto do modelo é a mistura de texturas, sempre bem-vindas para tirar a monotonia de um look monocromático.
Para provar que branco também alonga, aqui está esse macacão da Alphorria, usado por Eliana. Se as pernas da calça fossem levemente menos amplas, o efeito se potencializaria.
O macacão de chambray da atriz Pérola Faria é outro que garante o alongamento. As pernas da calça levemente mais amplas servem também para equilibrar silhuetas que apresentam quadris mais largos.
A monocromia pode vir com algumas nuances sutilmente diferentes, como nesse look despojado de Anitta, que aposta no tom militar em calça, camiseta e parka. Aliás, mais comprida, a parka também ajuda a criar um efeito ótico que alonga.