Misturar cores faz com que nosso visual fique mais alegre e criativo. Para isso você não precisa ser uma pessoa da moda. Você pode ousar na medida e principalmente se sentindo segura de suas misturas.
Dica 1
Para começar a passear por esse universo, a primeira dica é: escolha cores que você goste coloque-as umas próximas às outras e observe se elas têm a mesma temperatura. São cítricas? Sóbrias? Terrosas? A partir dai comece sua brincadeira. Mais fácil ainda quando você adiciona cor nas peças que já gosta.
Dica 2
Misturar cores calmas ou em tons pastel pode trazer delicadeza ao seu look. Na nossa mulher inspiração, além das cores, ela também trouxe texturas diferenciadas entre as peças. O efeito é de tridimensionalidade, parece que uma das peças está flutuando sobre o corpo. Estilo e personalidade em sintonia resultam em uma imagem segura.
Dica 3
Se você é daquelas que parece ser discreta, mas na verdade não é, este look retrata bem esse mood. A camisa mais clássica continua sendo branca. A saia reta com uma fenda discreta ganha uma cor chamativa. Assim como a bota em amarelo, traz mais um ponto de cor. Observe que são itens clássicos, que com cores atuais e uma boa composição deixam o seu visual mais contemporâneo.
Dica 4
E o rosa, que tanta gente fala que é uma cor infantil?! Mas usada na modelagem equivocada pode, sim, parecer uma roupa de boneca num adulto. Minha sugestão é que você escolha peças mais clássicas ou com tecidos nobres, como a seda. Nesse caso, a jaqueta caiu super bem. Veio do esportivo e nos looks de rua recebeu um banho de rosa. Usada com jeans e camiseta formam uma produção bem legal.
Dica 5
Se tem uma combinação de cores que ainda tem muita gente que não curte é o verde com o amarelo. Lá vem as piadas… está vestida de bandeira do Brasil? Pois com essas poucas palavras mostro que isso é uma questão apenas cultural e que essas duas cores combinam – e muito – entre si.
A proposta aqui é bem sofisticada, por conta do tecido mais encorpado do casaco e da bolsa. O detalhe em dourado da sandália entra como mais um tom nessa linda mistura. Não tenha medo de usar e ousar com essas cores. Se ainda tem receio em relação às cores da nossa bandeira, você pode escolher outros tons de verde e amarelo para combinar. A dica é que eles sempre tenham a mesma temperatura.
Dica 6
Um look colorido não significa que você deve usar uma explosão de cores. Observe que nesse caso aqui os tons são mais calmos e uma grande maneira de você não deixar sua produção chata, monótona, é brincar com texturas. O tricô mais pesado com a saia plissada de seda formam um ótimo par. Investir em modelagens diferenciadas também é uma alternativa para sua composição colorida ficar mais atual.
Dica 7
Aqui temos dois exemplos de looks estampados com cores. A estampa de bicho, clássica no preto e dourado fosco, é uma velha conhecida nossa. O grande destaque vai para a combinação de cores do vestido estampado de Anna Dello Russo, incluindo ai seu cabelo. Além da modelagem – valor agregado da marca -, é necessário que você tenha muita personalidade e estilo para ousar num modelo como esse. Para nossa vida, o inspirador é a combinação do verde, amarelo, rosa e lilás. Sofisticado e ao mesmo tempo contemporâneo.
Dica 8
Looks monocromáticos estão com tudo. Vieram direto dos anos 90, só que dessa vez com cores mais atuais. Aqui, uma produção rosa e adulta. O que mais chama atenção é a proporção do casaco com a saia. Observem também que a camiseta combina com as botas, ou seja, cores mais calmas, porém com personalidade, e numa combinação fácil de se inspirar.
Arlindo Grund, apresentador do Esquadrão da Moda do SBT, consultor de moda e nosso amigo, dá dicas todas as semanas aqui no “Elas No Tapete Vermelho”. Veja mais conselhos do expert no site www.agrund.com.