Por Francielly Kodama
Os anos 80 são inspiração constante nas passarelas, seja pelas roupas coloridas ou pelos truques de beleza. Entre tantos hits que marcaram a época, o cabelo com efeito molhado voltou como uma das apostas nas passarelas de grandes marcas, como Dior, Alexander Wang e a norte-americana Coach.
Também conhecido por “wet hair”, ele é feito com bastante gel e virou queridinho das celebridades na hora de eleger um penteado para ocasiões formais, incluindo premiações importantes. O motivo do sucesso é que, além de versátil, é democrático: pode ser feito por quem tem cabelo longo ou curtinho.
#ficaadica1: Dependendo do ambiente de trabalho, o wet hair também pode completar o visual de um jeito moderno, mas sem perder a formalidade.
Para o hair stylist Guido Palau, a palavra-chave para a tendência capilar é “atitude”. Responsável pela beleza do desfile de Primavera/Verão da Coach, ele explicou sua inspiração ao criar o penteado: “Os cabelos lembram uma adolescente rebelde, atual e durona e pode até cruzar a linha e ter um ar um pouco de menino.”
Celebridades como Sophia Abrahão, Fiorella Mattheis e Fernanda Keulla já recorreram à mesma tendência de formas diferentes: é possível usá-lo solto dividido ao meio, na lateral ou para trás, preso em um rabo de cavalo ou semipreso em um coque. Veja a seguir as sugestões de como aderir ao wet hair das celebridades!
Se você tem o corte de cabelo “joãozinho”, ou pixie cut, como o de Sophia Abrahão, o penteado pode deixar a produção ainda mais glamorosa.
#ficaadica1: Neste caso, vale repartir os fios na lateral ou puxar tudo para trás, deixando-os com bastante volume!
Fernanda Keulla optou por deixar apenas o topo das madeixas com o efeito molhado, ideia interessante para deixar o penteado mais discreto.
Isis Valverde não economizou no gel em seu penteado, usado no evento que celebrou a campanha Outubro Rosa.
#ficaadica2: Se optar por deixar o cabelos soltos, não se esqueça do spray fixador para mantê-lo intacto por mais tempo.
Ao contrário de Isis, Tânia Kalil apostou no cabelo volumoso com um leve caimento na lateral.
#ficaadica3: Para deixa-lo com volume na parte da frente, invista no pente grosso.
Outra opção é dividir o cabelo ao meio, como fez Débora Nascimento na festa de aniversário da revista Cosmopolitan. A atriz exibiu um efeito mais atenuado, com pouco gel.
Também é possível dividir o cabelo ao meio e deixá-lo preso e um rabo de cavalo baixo, como mostrou Fiorella Mattheis.
#ficaadica4: Nesse caso, use o efeito molhado apenas no topo da cabeça, não nos fios presos.
Giovanna Lancellotti e Kim Kardashian exibem a versão mais dramática do wet hair, com aspecto de quem acabou de lavar os cabelos. Para investir no penteado é preciso usar bastante gel, mas sua aplicação deve ser feita aos poucos, com porções do tamanho de uma moeda de um real.
#ficaadica5: Para evitar que o couro cabelo fique muito oleoso, comece sempre passando os produtos do meio para as pontas. Depois que atingir o caimento desejado, aplique no topo da cabeça.
Após se inspirar nas famosas, confira as dicas de Guido Palau para fazer o penteado da maneira correta:
Uma dica importante é usar gel sem álcool e sem perfume para não ressecar os fios. Você também vai precisar de um pente grosso, o que facilita na hora de deixar o cabelo com mais volume, e spray fixador. Vale lembrar que a aplicação dos produtos deve ser feita no cabelo ainda seco.
1 – Faça uma repartição imperfeita ao meio e borrife um spray com efeito brilhante, que confere volume aos fios.
2 – Usando um pente e os dedos, puxe para trás duas mechas da frente e prenda atrás com dois grampos.
3 – Umedeça os cabelos com spray fixador, concentrando no topo da cabeça e no comprimento. Prenda os cabelos com clipes na parte de trás por 15 a 20 minutos.
4 – Remova os clipes e arrume os cabelos novamente aplicando o fixador para manter o penteado firme. Finalize os cabelos borrifando o spray de efeito brilhante para arrematar o penteador e deixá-lo mais pesado.
(Colaboração especial para o Elas No Tapete Vermelho)