A pandemia realmente ativou ainda mais a criatividade dos estilistas que se apresentam na edição de 25 anos do SPFW. A marca Cacete Company, de Raphael Ribeiro, que nasceu como underwear e virou a queridinha de muitos descolados, por não censurar suas peças, apresentou um filme curto, de 2 minutos, mostrando a intimidade das pessoas em suas casas.
Até a mãe do estilista apareceu em cena, com uma calcinha e um sutiã na cama, vendo imagens num tablet na cama. O estilista, seu irmão e outros amigos participaram do vídeo, com atitudes rotineiras de dentro de casa, como ler, trabalhar, olhar para a janela, fazer ginástica, olhar o celular e até cenas com apelo sexual. Um detalhe sempre presente é o logotipo da marca impresso nas alças e cós dos produtos.
Em entrevista após a apresentação, Raphael afirmou que preferiu parar, dar um passo para trás e desacelerar a caminhada. ” Não é o momento de fazer uma coleção agora”, completou. Por isso, apresentou o #ARQUIVOZERO, com todas as peças que deram origem à marca. São 12 produtos em malha de algodão. Os produtos da Cacete passam por testes de modelagem, por isso, vestem todos os tipos de corpo, sem definição de sexo. E isso ficou bem claro no vídeo.
Assista aqui o vídeo da Cacete Company
Modem
Não foi só a Cacete Company que mostrou suas peças de acervo. A Modem, de André Boffano, apresentou em seu vídeo peças da marca, que tem a alfaiataria desconstruída em seu DNA, produzidas durante os seus cinco anos de existência. No vídeo, modelos falavam sobre futuro, passado, velho e novo, enquanto vestiam 15 looks, que refletem os principais pilares da marca: a estética Industrial e as formas orgânicas.
Na entrevista após a apresentação do filme, o estilista afirmou que a coleção de verão da marca esta pronto e lançada, mas a pandemia o fez refletir sobre o tempo e sobre a não-necessidade de se comprar roupas sempre. “Existem peças muito boas que não são velhas. Temos que focar no essencial agora”, afirmou.
Assista ao vídeo da Modem aqui
Martins
A primeira apresentação do dia foi da marca Martins, de Tom Martins, que estreou no evento. O filme apresentado traz dois modelos que dançam, se movimentam, giram e interagem. Ambos aparecem juntos ou separados, com movimentos que permitem ver detalhes dos looks.
As peças masculinas e femininas se confundem, provando também que mesmo estampadas, largas e confortáveis, não é necessário haver divisão por sexo no guarda-roupa.
Maximalista ao extremo, o estilo de Tom foi mais do que realçado no filme. Os looks misturam estampas, cores e formas, assim como acessórios poderosos, que aparecem em closes. Com imagens sobrepostas e os movimentos dos modelos, muitas vezes, o filme traz um sensação psicodélica e hipnotizante a quem assiste.
Entre as peças largas, uma das tendências do momento: o vestido chamado breezy (acima), que já apareceu em outras marcas, como Juliana Jabour e Renata Buzzo. É amplo, em geral comprido, com mangas também largonas.
E outra tendência é o casaco amplo e comprido vestido pelo modelo homem, mas que pode ser usado por qualquer pessoa já.
Assista aqui o vídeo da Martins
Confira o line-up do #SPFW25ANOS
DIA 04/11 – QUARTA
14h – Fernanda Yamamoto
15h – Victor Hugo Mattos
16h30 – Irrita
18h – Isabela Capeto
19H30 – ÁLG
20h – Celebração #SPFW25ANOS
21H30 – Lenny Niemeyer
DIA 05/11 – QUINTA
14h – Korshi 01
16h – Ponto Firme
18h – A.Niemeyer
19h30 – Alexandre Herchcovitch, 50 anos, estilista
20h30 – Amir Slama
21h30 – Another Place
DIA 06/11 – SEXTA
14h – Lucas Leão
15h – LED
16H – Misci
18H – Renata Buzzo
19H30 – Juliana Jabour
20h30 – Handred
21h30 – João Pimenta
DIA 07/11 – SÃBADO
14H0 – Martins
15H – Cacete
16H30 – Modem
18H- ÃO
19H30 – Amapô
20H30 – Freiheit
21H30 – Lino Villaventura
DIA 08/11 – DOMINGO
14h- Gloria Coelho
15h30 – Apartamento 03
17H – Aluf
18h30 – Angela Brito
19H30 – Neriage
20H30 – Isaac Silva
21H30 – Ronaldo Fraga