O método, que preza por lavagens mais naturais utiliza quase nada, ou zero de shampoo. O no poo promete os fios mais bonitos e é indicado para os cabelos afros ou cacheados como os da atriz Érika Januza.
Esse tipo de lavagem cuida dos fios sem remover os agentes hidratantes do fio, mantendo o brilho e a flexibilidade. “A ideia é que o uso dos produtos sem adstringente agrida menos o cabelo e conserve a saúde capilar, já que os shampoos comuns lavam muito mais que sujeira”, diz a hairstylist Nilcéia Rocha.
Na técnica No Poo, os sulfatos e os demais agentes ficam totalmente de fora, a fim de não remover os nutrientes naturais do couro cabeludo e a sedosidade dos fios. “Enquanto a Low Poo dá a opção de itens com silicones solúveis em água e que possuem uma quantidade mais de leve de sulfato”, diz a hair stylist Ana Paula Nesi.
Saiba como aderir a esse tipo de lavagem, com dicas de especialistas:
NO POO
Usar um shampoo de limpeza profunda com PH 5. Em seguida aplique o produto No Poo que vai agir nos próximos três minutos. A dica é começar pela raiz em direção as pontas, sempre em movimentos circulares. Depois use o condicionador e finalize com um leave-in.
LOW POO
É feita uma higienização do couro cabeludo. Os produtos podem ser usados com frequência em cabelos que possuem a raiz oleosa. Depois da lavagem, pode ser aplicada uma máscara ou condicionador e o finalizador.
Dicas importantes
“O ideal é buscar produtos que sejam emolientes (com manteiga de karité e óleos vegetais), umectantes (panthenol-d), hidratantes (aloe vera) e que contenham proteínas (à base de trigo, por exemplo)”, diz a hair stylist Lauciane Santanna
Seja paciente, os resultados da mudança no tratamento do cabelo podem demorar até três lavagens para aparecer.