Mitos e verdades sobre esmaltes escuros

Foto: Ouibelle/Reprodução
Foto: Ouibelle/Reprodução

Existem muitos mitos e verdades sobre esmaltes escuros. Eles mancham as unhas? Ressecam mais que os claros? Podem fazer as unhas lascarem? Precisam de um tempo de intervalo maior entre as esmaltações? Descubra toda a verdade.

Esmalte escuro mancha?

Bem, é verdade. Os esmaltes da escuros podem deixar resíduo amarelado nas unhas com uma frequência maior que os de cor clara. “Se for usar esmalte escuro é melhor usar uma base protetora para as unhas e removê-lo em menos tempo”, sugere.

Lascou-se

Muito esmalte escuro, ou claro, pode ressecar a sua unha e fazê-la se lascar. “O uso de esmalte, por conter diversas substâncias químicas, pode levar ao descolamento das camadas das unhas. O excesso de acetona também pode causar danos nas unhas e enfraquecê-las”, avisa a dermatologista Anelise Ghideti, colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Caso isso ocorra, o tratamento consiste no uso de substâncias umectantes de alto poder hidratante para aplicação nas unhas e cutículas. Vale também evitar o uso de água muito quente. “Nos casos mais severos, para fortalecer as unhas podem ser associados compostos por via oral a base de biotina, silício e vitamina E.”

A unha precisa respirar

Sim, é verdade. “O ideal é espaçar o uso de esmaltes, tentar ficar de 5 a7 dias sem esmalte nas unhas”, fala a médica. E preferir o removedor de esmaltes a acetona (acetona resseca mais a lâmina ungueal). Além disso, use cremes ou óleos com propriedades umectantes de 3 a 4 vezes ao dia para evitar o ressecamento.

“Uma dica caseira para hidratar unhas e cutículas é molhar um algodão com azeite e aplicar nas unhas e cutículas fazendo leve massagem”, fala Anelise. Também vale aproveitar o hidratante corporal, creme para as mãos ou pomada de prevenção de assaduras para aplicar nas unhas e cutículas para hidratá-las.

VEJA MAIS

Ouibelle-light3

Leia Também

Você também pode gostar