A 44ª edição do São Paulo Fashion Week termina na próxima quinta (30), mas as marcas já apontam a cartela de cores que deve predominar nas próximas estações, principalmente na primavera/verão: cru, branco, mostarda e tonalidades avermelhadas. Entra um rosa aqui, um azul ali e um amarelo-claro acolá, mas até agora as demais tonalidades se sobressaíram.
Neste contexto, aparece também a monocromia como ponto-chave dos looks, opção que sempre ajuda a alongar a silhueta, porque não há interrupção visual. A mistura de cru/bege e branco também vem forte, apontando para o conforto e a suavidade que norteiam os looks. Tecidos naturais, como algodão e seda, predominam, ao lado de outros que imprimem brilho, como vinil.
BEGE E BRANCO
#ficaadica1: A combinação de bege e branco é clássica e não sai de moda. Pode apostar para agora como para daqui 10 anos.
CÁQUI
Confortável e elegante, looks monocromáticos cáqui aparecem para todos os momentos, como mostram a Osklen, Lily Sarty e À La Garçonne. As produções vêm limpas, sem adereços e com muito estilo.
#ficaadica2: Um vestido bege total vai bem tanto com sapatos baixos e esportivos (Osklen) como com sandálias em tons mais fortes (Lilly Sarti). O jumpsuit da À La Garçonne faz o look superesportivo.
MOSTARDA
O mostarda, puxado para o amarelo envelhecido, surge em looks confortáveis na Uma e na Iódice. A monocromia também é a marca registrada das produções. Veja como os vestidos seguem a linha do corpo, mas não ficam grudados ou apertados. O shape, uma das principais tendências das passarelas, também ajuda a alongar.
#ficaadica3: Vistas nos últimos desfiles, duas tendências se mantêm: a meia fina com sandáilia (no caso da Uma, slider confortável) e a bota branca. Sim, se gosta, pode usar.
AVERMELHADOS
Gosta de tons vermelhos, mas não muito estridentes? Então é a vez de investir em looks com cores que puxam para o goiaba ou um coral bem forte. Vale também misturar tonalidades bem análogas, como coral e laranja forte, como fizeram À La Garçone (canto esquerdo) e Lily Sarti (canto direito). Veja que a diferença de tons são quase imperceptíveis. A Iódice apostou no avermelhado em renda e a Osklen, na monocromia em seda.
#dicaadica4: A tonalidade cai bem para todos os tipos de pele e esquenta qualquer look. É uma ótima aposta.
BRANCO
Ok, pode falar que o branco não e tendência, pois nunca sai de moda. As passarelas do SPFW provam isso e trazem o branco total em looks transparentes (Fabiana Milazzo), em macacões (Uma) e vestido mídi (Osklen).
#ficaadica5: A monocromia em branco total também ajuda a alongar, apesar do preconceito que muita gente tem contra a cor. Como não há interrupção, não corta a silhueta.