Por Rosângela Espinossi
Preto, roxo, marrom, bordô. Ao lado de makes nude, com cara de nada, os bocões conquistam as passarelas nesta edição do São Paulo Fashion Week. Os tons escuros, e bota escuro nisso, são os eleitos por muitas grifes. A textura principal é a brilhante ou meio metalizada, mas um pouco de mate também é válido.
O melhor de tudo é que as tonalidades são democráticas. Não importa a cor da pele, dos olhos ou dos cabelos. “A mulher deve usar a cor com que ela se sinta melhor”, ensina o maquiador Rodrigo Costa. Outra dica que ele dá é a de valorizar apenas a boca, caso escolha um batom forte. “O resto do make deve ser suave para não pesar.”.
A Ellus Second Floor fez quatro makes diferentes no desfile que trouxe como referência a iconografia da heroína americana Mulher Maravilha. Numa delas, o maquiador Robert Estevão usou vários Lipmix da MAC, entre eles o Red + Yellow, Black + Lipglass Clear e o Crimson + Retro Matte Liquidi Lipcolour Danc With Me (R$ 89), Os demais custam R$ 72.
Um pouco mais mate foi o tom escolhido por Celso Kamura, da marca Simple Organixc, para a grife À La Garçonne, desenhada por Alexandre Herchcovitch. A cor Sttrong chega à lojas em junho.
A Apartamento 03 escolheu tons amarronzados para o make de sua coleção de inverno.
A PatBo optou pelo bordô brilhante para o desfile que trouxe muito streetwear sofisticado.