Por Rosângela Espinossi
O segundo dia da 43ª edição do São Paulo Fashion Week traz uma certeza: as calças vêm largas, bem largas e com cintura alta. Pode apostar nesta tendência, que vem de algumas frentes distintas. Uma delas é a influência da Vêtements, grife francesa que começou a impor uma nova silhueta, mais ampla, há algumas temporadas. A outra é um retorno aos anos 80, revivendo aquelas tais de calça baggy. E também tem a releitura da moda esportiva, com suas calças de jogging, populares nos anos 90.
É verdade que o esportivo já está sendo visto e revisto há algum tempo. Encaixa-se também dentro do conforto, dentro das novas regras da moda mundial, que colocam as roupas das passarelas já na boca da arara para serem compradas e consumidas logo depois de desfiladas. Usáveis, de modelagem fácil e para várias ocasiões, as pantalonas, pantacourts, pregueadas e com a cintura no lugar chegam para tentar demonstrar que os estilistas apontam para uma diversidade de silhuetas e ocasiões. Ou seja, vestem magras, gordas, médias no trabalho, no shopping, em viagens ou festas. Confira algumas grifes que apostaram na tendência.
LILLY SARTI
A grife deixou de lado as suas tradicionais calças flares para apostar em modalgem confortáveis, que podem vir em forma de pantalona, mais larga no bumbum se afunilando na barra, com babados laterais, retas, mas não justas e até na metade da canela, decouro e bem confortável nos quadris e cós largo para ficar na cintura
UMA
A grife de Raquel Davidowicz levou ao seu desfile na Pinacoteca macacões com a modelagem mais solta, pantalonas e calças mais frouxas no quadril ou nas pernas, sempre com a cintura alta.
Pregas e pernas largas também compareceram na coleção da Uma, que iluminou a cartela de cores com vermelho, ao lado de branco, preto e cinza
ANIMALE E OSKLEN
A Animale apostou em modelagem esportiva para suas calças mais alrgas de tweed e listras laterais. A Osklen montou sobreposições em peças largonas, retas, mais curtas e também com cintura alta
ELLUS
A Ellus reviu seus 45 anos e trouxe também calças largas, com pregas e cintura alta, na linha de alfaiataria perfeita, retomada pela grife para este inverno 2017.
JOÃO PIMENTA E OSKLEN
Os homens talvez tenham de se adaptar à tendência da largueza. Pelo menos isso é o que propõem João PImenta (duas fotos à esquerda), até mesmo em sua alfaiataria feita com afinco; e a Osklen, com suas peças de moletom e material empapelado.