Por Rosângela Espinossi
A Osklen encerrou o primeiro dia do SPFWN43 com uma viagem à neve. Oskar Metsavaht, que participou do filme Soundtrack, com filmagens nos Andes, exatamente onde o então médico ortopedista começou seu primeiro exercício como estilista: um casaco utilitário de neve. Esse retorno ao passado levou Oskar às suas origens. Enquanto o roteiro do filme, que tem no elenco Selton Mello e Seu Jorge, se desenvolvia, a equipe da grife também criava a coleção de inverno. A primeira entrada foi emblemática: um look longo off-white de tricô com um casaco de tricoline branco por cima, como uma camisa comprida. O branco da neve, numa passarela toda branca.
Parkas, anoraks e moletons amplos – sim, a silhueta overzized está em alta, como se tem visto nas passarelas internacionais – pontuaram a coleção, que não ficou só no branco, mas ganhou cores mais vivas, como amarelo, laranja e azul-royal. Café, cinza-mescla, preto, rosa-claro, azul-claro também marcaram presença na passarela, estampas aqui e ali e também muitas sobreposições.
Os tecidos misturam tricoline, sarja, georgette de seda pura, tricô de rayon, cashmere e os chamdos e-fabrics, como os moletons de pet, pele de pirarucu e tricô de alpaca. Frio, com certeza, ninguém vai passar ao usar o que foi proposto pela Osklen, nem mesmo ao segurar as bolsas, com luvas feitas do mesmo material que lembra couro, como se a modelo vestisse o acessório com as mãos.
Antes de começar o desfile, a grife exibiu o trailler do filme, que mostra conta história de um artista que parte para uma temporada em uma estação científica de pesquisa na Antártida em busca de um novo significado para sua arte. Nos anos 80, Oskar, ainda médico ortopedista, também partiu para uma expedição científica nos Andes. Seu conhecimento de anatomia humana ajudou a moldar o futuro estilista.