Por Patricia Zwipp
A palavra da vez é “customizar“. Os patches, aqueles emblemas costurados ou termocolantes, voltaram direto dos anos 90 para incrementar roupas e acessórios. Basta ter criatividade para fazer as composições exclusivas e atitude para usá-las. Entre as famosas que já aderiram à tendência estão Giovanna Antonelli, Manu Gavassi, Fernanda Keulla e Mariana Weickert.
Vale lembrar que a proposta foi vista pela primeira vez nos anos 50, com referências aos uniformes das forças armadas. Depois, voltou nos anos 70, começo dos 80 e 90. Uma dica básica para evitar erros é combinar uma peça com aplicações com outra lisa e básica. Escolha sempre patches que tenham a ver com seu estilo e jeito de ser. Inspire-se:
Giovanna Antonelli apostou em jaqueta militar customizada, da Vida Bela.
#ficaadica1: O estilo militar está em alta e marca presença em estampa de camuflagem; cores como verde-musgo e cáqui; e botões grandes, principalmente dourados, que incrementam casacos, vestidos, calças. Vale apostar!
Manu Gavassi optou por jaqueta jeans com patch autocolante.
#ficaadica2: Quer uma peça com frase em inglês? Então, a primeira coisa que deve fazer é saber a tradução para ver se combina com você. Cuidado para não prejudicar sua imagem ao circular com conteúdos ofensivos que incitam violência, pornografia ou racismo.
A blusa listrada Tufi Duek conta com aplicações. Fernanda Keulla a combinou com short azul, num estilo navy. Com styling de Thidy Alvis, ainda exibiu acessórios da Joalheria Legner.
#ficaadica3: Criado na década de 20 por Coco Chanel, o estilo navy nunca sai de moda e foi inspirado nos uniformes dos marinheiros. Conta com as cores vermelha, azul-marinho, branca e preta. Listras, estampas de âncoras, cordas e ilhoses marcam presença. Vale apostar!
#ficaadica4: Listras largas horizontais podem conferir volume ao visual. Observe-se com atenção no espelho! No caso da Fernanda, isso não ocorreu. E saiba que as verticais tendem a alongar e a enxugar a silhueta.
Mariana Weickert usou vestido vermelho com bordado floral e jaqueta jeans com customização nas mangas. O look é assinado pela estilista Patricia Bonaldi, como contamos aqui.
#ficaadica5: A jaqueta jeans é informal e não sai de moda. Vale adquirir uma peça de boa qualidade para incrementar diferentes visuais por muitos anos. Ela pode ser usada com outras peças jeans, criando um look superatual.
A tendência tem marcado presença em vários desfiles, como o da Isabela Capeto, na edição de junho deste ano do Rio Moda Rio. A estilista compra jaquetas rejeitadas pelas confecções e as customiza.
Os patches aparecem em acessórios da Dolce & Gabbana.
A Gucci também aposta em patches nas roupas e acessórios, como mostra a foto acima. Nas passarelas de semanas de moda internacionais, o item já marcou presença em looks das grifes 3.1 Philip Lim e DKNY.
Nossas sugestões
1 – Camiseta com patches, da Angel Club. Disponível na Posthaus. Preço: R$ 73,90. Compre aqui
2 – Conjunto de patches, da Up Close. Disponível na Posthaus. Preço: R$ 14,99. Compre aqui