Com nomes como Isabelli Fontana e Barbara Berger na passarela, a 18ª edição do Minas Trend Preview, como o nome diz, ofereceu prévia do que poderá ser visto no próximo verão. Separei cinco tendências que a gente deve prestar atenção, pois já estão sendo vistas por aí e prometem ficar. E, em tempos de imediatismo, com certeza estarão nas lojas bem antes da chegada da estação quente. Afinal, o conceito de “Veja Agora, Compre Agora” parece estar tomando forma, para que não precisemos esperar tanto até conseguir aquela peça-desejo.
O verão – ou quem sabe inverno, estação temperada – vem com um romântismo implícito. Não há sensualidade exagerada, mas apenas de forma sutil, com cores pálidas ao lado de outras mais quentes, rendas nos levando às roupas de quarto – o chamado slip dress, além de assimetrias e estampas que vão dos geométricos aos desenhos mais orgânicos, inspirados, com misturas de cores e um pouco de abstração, um jeito meio artsy de ser. Confira nossas escolhas.
Tons pastel
As tonalidades pálidas são a bola da vez e como destaque está o rosa-claro. É romantismo suave que chega ao lado da tendência do slip dress, inspirada em camisolas. Na foto, da esquerda para a direita, criações das grifes Viva, Lino Villaventura e Fabiana Milazzo.
Além do rosa, entram também outras cores suaves, como o amarelo no look proposto pela Plural, o verde-menta, na criação de Lino Villaventura, e o azul-claro, neste conjunto em denin feito com fibra de celulose, 100% sustentável, de Fabiana Milazzo.
Quente
Ao lado dos tons suaves, há também cores mais quentes, puxadas para o vermelho.
O conceito de moda atemporal também esteve presente, como dá para ver nas três opções acima. Sonia Pinto (esquerda) apresentou a coleção de inverno com esse look largo vermelho. A Plural (centro) e Lino Villaventura (direita) provam que a tonalidade nunca sai de moda, seja qual estação for.
Hora de dormir?
A renda aplicada como detalhe em vestidos leves e transparentes faz referência a camisolas ou roupas de baixo, como anáguas e combinações. As fotos da direita e da esquerda são da grife Viva, irmã mais nova da Vivaz. No meio, Isabelli Fontana usa vestido de renda e pérolas de Fabiana Milazzo, que se inspirou no grunge dos anos 90, mas deu um toque romântico. As sobreposições de peças leves e pesadas, como o casaco denin rasgado, de Isabelli, é outra opção que promete ficar para o verão e já pode ser vista no inverno.
A renda, como detalhe inspirado nas camisolas e roupas de baixo, compõe looks que vêm mais ajustados ao corpo em tons suaves, como estes da Faven.
Estampas
Abstratos, geométricos, orgânicos. Não importa. O que importa mesmo é que o verão 2017 virá com estampas variadas, para agradar vários tipos de gostos, como as de Lino Villaventura (esquerda), Plural (centro) e Faven (direita).
Ondas
As listras também são presença marcante, mas não precisam vir necessariamente retinhas.
Propostas de Lucas Magalhães (esquerda) e Faven (direita), que mostram listras em ondas.
Fotos: Ze Takahashi/AGÊNCIA FOTOSITE