Por Arlindo Grund
Com a forte influência dos anos 70 na moda, muitos detalhes que eram usados naquela época voltaram revistados e muito atuais. Quem ganha com isso somos nós, porque as alternativas aumentam e você pode usá-las de acordo com seu estilo. Um desses detalhes que voltou com tudo foram as solas de juta ou corda. Mas não em sandálias. Elas reapareceram em tênis e botinhas super descoladas. Separei alguns modelos que podem ilustrar essa tendência. Vamos lá?
– Já começo com o tênis de cano alto bicolor. A ponta preta dá uma diminuída visualmente no pé. Então se o seu é grande, esse é um ótimo modelo para deixá-lo mais delicado visualmente.
Os tênis de camurça ou lona rústica formam boas misturas de texturas quando usados com juta ou corda. Fica inusitado, porque a peça ganha uma cara de rústica e ao mesmo tempo mantém o conforto de um dos calçados mais usados no mundo. Aqui, saias mídi com camisetas ou vestidos mais estampados podem render boas combinações. E quanto mais descontraída a ocasião, melhor. Esse modelo é um bom substituto para as clássicas sapatilhas.
Ainda no clima dos anos 70, escolhi outro modelo que pode deixar seu look bem ousado. O mocassim com estampa tye dye e com couro ainda tem a sola de juta ou corda. Mais uma boa mistura de texturas em um pisante. As calças mais curtas e mais próximas ao corpo podem render boas produções. Atenção: o acabamento aqui é bem rústico e isso também é uma característica dessa década. Minha dica é que você não precisa usar mais nada que remeta aos clima setentista.
Atenção quando for escolher um modelo com solado de corda. Uma proteção entre o material e o chão é uma boa alternativa para manter seu tênis com uma cara e com um aspecto usável. A corda ou juta não combinam com os dias de chuva. O material fica pesado e começa a deformar a médio prazo. Então a última dica é: escolha dias de verão e mais ensolarados para usar esses modelos.
Imagens: Reprodução
Arlindo Grund, apresentador do Esquadrão da Moda do SBT, consultor de moda e nosso amigo, dá dicas todas as semanas aqui no Elas No Tapete Vermelho. Veja mais conselhos do expert no site www.agrund.com