O Canal E! Entertainment estreou nesta quinta-feira (26) a segunda temporada do programa “Born To Fashion”, reality de moda pioneiro na América Latina por trazer apenas participantes transgêneros. Nesta sexta-feira (27), o episódio já está disponível no Universal+, streaming da NBCUniversal. A top Lais Ribeiro retorna ao programa como apresentadora, ao lado da multiartista e roteirista Alice Marcone.
“É emocionante ver a evolução de como chegam meio acanhados e se transformam”, disse com exclusividade Laís Ribeiro, ao “Elas no Tapete Vermelho”, no dia da gravação do desfile final, quando será revelado a vencedora ou vencedor da edição. O episódio final irá ao ar dia 14 de novembro. A grande novidade desta temporada é inclusão de pessoas trans masculinas na competição.
Apesar de dizer que “chorou horrores”, o que aconteceu também na primeira edição, dessa vez, está mais “amaciada”. Mas, segundo ela, não deixa de ser emocionante acompanhar cada história. “No programa passado, houve mais histórias de violência e agressividade sendo contadas. Dessa vez, está mais leve. Muitas famílias apoiam”, afirmou a top model, que atualmente está grávida. O programa foi gravado em 2023.
Outra diferença apontada por Laís Ribeiro é a entrada de mais gente trans, além dos modelos. “Para essa segunda temporada, nos preocupamos não ter só casting, mas também por trás das câmeras. Era o que queríamos e conseguimos”, disse. Além de Alice Marcone, que é uma mulher trans, o programa conta ainda com a estilista trans Isa Silva e com o artista de beleza Sasa Ferreira, trans masculino. O programa tem ainda outros profissionais trans, como os fotógrafos Caia Ramalho e Daniel Zezza, a cantora e dançarina Danna Lisboa, o modelo Sam Porto, as artistas Luísa Marilac e Giovanna Heliodoro, a stylist Aneco Oblangata, a influenciadora e modelo Gabi Ádie e a participaçãode Cássio Kelm, um dos diretores do reality.
O programa começou com 17 aspirantes de diversas partes do país – São Paulo, Pará, Bahia, Alagoas, Goiás, Pernambuco e Piauí. Porém, após um casting cheio de histórias emocionantes, apenas 10 entrarão na casa dos modelos, escolhidos por Laís, Alice, Isa e Sasa. Como não há eliminação, ao longo de oito episódios, os 10 aspirantes terão aulas de estilo, foto, vídeo, atuação, passarela, entre outras, com convidados renomados.
“Me senti muito tocada com as histórias dessas pessoas. Estou saindo outra pessoa depois desse programa. Você conhecer a história de cada modelo, fazer parte disso e ver o brilho do olhar é algo surreal. E as pessoas do outro lado da TV vão sentir isso também. Me identifiquei com todos. Quero fazer um desfile com eles todos”, disse durante a gravação do desfile final Isa Silva, em novembro de 2023, ao “Elas no Tapete Vermelho”.
A estilista, que se apresenta no SPFW dia 19 de outubro, afirmou ainda que é fã do programa. “Quando me convidaram para participar da segunda temporada, agradeci ao universo. Imagina um canal chegar na casa das pessoas e trazer a informação de que pessoas trans existem e existem dentro da moda? E na segunda temporada mostrar que existem também homens trans na moda. Num país que tem um número de assassinatos tão grande de pessoas trans, ter um programa que fala de humanidade, amor, carinho é muito importante. Temos que nos amar mais, sermos mais humanos”, afirmou Isa.
Provas e premiações
Cada prova terá seus destaques e, após o desfile final, apresentadoras e especialistas decidem quem será a vencedora ou o vencedor. Para esse fashion show especial, o programa traz um convidado-surpresa: um renomado estilista brasileiro, que disponibilizará peças icônicas de seu acervo nada convencional para uma grande festa.
A premiação desta temporada será um contrato com a Joy Model Management e uma capa digital na revista Elle para o primeiro lugar, que também terá um ano de serviços de beleza no salão de Studio Lorena, em São Paulo. O salão também oferecerá seis meses de serviços para os demais participantes.
Além dos desafios, photoshootings e desfiles, “Born to Fashion” mostra um pouco da história de vida de cada participante, sua rede de apoio e seus sonhos. Mais do que apresentadora, Lais Ribeiro se joga em alguns desafios para passar sua experiência aos aspirantes a modelo.
O programa é uma produção da NBCUniversal International Networks em parceria com a Delikatessen Filmes. As equipes foram constituídas buscando a diversidade e inclusão. Pessoas transgênero e não-binárias estão presentes em todos os departamentos. Giorgia Narciso, participante da primeira temporada, integra o time de roteiristas ao lado de Alice Marcone.