João Pimenta fez o penúltimo desfile da edição 57ª edição do SPFW, na tarde deste domingo (14), no centro de São Paulo, levando os convidados ao terraço do edifício Martinelli, cuja construção começou em 1924 e foi o primeiro arranha-céu de São Paulo, inaugurado em 1929. Com linhas mais simples, do que o barroco e o decorado de outras coleções mostradas na semana de moda, o estilista apresentou as peças em camadas.
Os modelos passaram pelo terraço do 26º andar do poderoso prédio rosa, localizado na rua Libero Badaró, três vezes. Em cada uma delas, uma peça extra de roupa era exibida, acima da anterior ou substituindo a segunda mostrada sobre o look base inicial. Primeiro, camisas polos, camisetas estampadas, camisas ou blazer mais leve. Depois, jaquetas, tricôs, paletós, ponchos, casacos mais leves. Comprinmento alongado e peças cropped davam o tom aos looks. Por último, peças mais pesadas, como casacos de pele falsas, de tricôs pesados, de lã, de sarja, com brilho.
A homenagem ao centenário edifício não ficou apenas na escolha da locação. Vários looks eram rosa-velho do imóvel, em roupas lisas, no tye dye e nos xadrezes, estampa que também surgiu em tons amarronzados. Em algumas peças, como camisetas, camisas e casacos, o prédio servia de estampa.
A veterana modelo Claudia Liz riscou a passarela em meio aos demais modelos masculinos com dois looks: um com camisa e calça brancos. outro com camisa e calça beges e casaco branco de pele falsa, dentro da tendência faux fur, em alta no inverno do Hemisfério Norte e que deve chegar por aqui nos dias mais frios.
A modelagem ampla e confortável da roupa masculina de João Pimenta, um mestre da alfaiataria desconstruída, veio acompanhada de detalhes utilitários maximizados, com bolsos enormes nas calças, nas bermudas, nos casacos, jaquetas e paletós, colocados até na parte de trás das peças superiores. Grandes bolsas de tecido igual ao da roupa acompanharam vários looks.
Amapô
Logo depois de João Pimenta, a Amapô levou o público fashion ao Love Cabaret, que ao SPFW para comemorar 20 anos de marca e fez uma viagem imersiva aos seus looks icônicos de jeans e às suas coloridas estampas.
Levou para a passarela da casa noturna também no centro de São Paulo amigos e até crianças, para mais uma vez apresentar um desfile performático e cheio de energia. Dudu Bertholine e seu marido, Gama Higai, que desfilou com uma balão gigante na cabeça. Veja mais fotos desse desfile-festa promovido pela marca comandada pelas estilistas Carolina Gold e Pitty Taliani.