O italiano Francesco Pantalena desembarcou no Brasil em 1939 e logo deu inicio à carreira de artesão de joias, fundando a marca Gioielli Pantalena. Nos anos 1940, passava semanas trabalhando em uma única peça, inspirada nos filmes de Hollywood e nos postais franceses que ditavam a tendência da época.
Hoje, seu neto Mario Pantalena também debruça nas tendências, mas usando ferramentas mais modernas, como a Inteligência Artificial para a criação das joias. A IA, que já foi tema de ficção científica, serve a para dinamização dos atendimentos, onde Mario reúne suas centenas de criações num banco de imagens e as consulta por IA criando assim peças híbridas.
“Fazemos um banco de imagens por meio de softwares, como o Stablle Diffusion, através de inúmeras combinações de prompts (termo utilizado para a ação de enviar comandos de texto em uma interface ou campo de descrição para que um sistema operacional ou ferramenta de IA execute tarefas específicas) e designs meus. Após os modelos que aprovo serem concluídos, os aperfeiçoo e os digitalizo seja com um Autocad ou Rinocerus para obtermos as coordenadas e partirmos para a impressão do 3D”, conta Mario, que sempre se entusiasma ao falar sobre o assunto, assim como seu avô e seu pai, também Mario, faziam ao criar peças usadas por famosos, como nos anos 1960, a cantora italiana Ornella Vanoni.
O designer, cuja última coleção chama-se “Sentido Cosmopolita”, com um design mais construtivista, com linhas limpas combinadas ao barroco já trabalhado por décadas pela label, falou com exclusividade ao “Elas no Tapete Vermelho”, sobre seu trabalho com a IA, que começou durante a pandemia de Covid 19. Confira a entrevista.
Elas no Tapete Vermelho – Como e por que surgiu a ideia de usar IA para criar joias? Quando começou a usar a tecnologia e como ela ajuda no seu trabalho de criação?
Mario Pantalena – As inúmeras vertentes do IA são soluções para várias questões como: trazer variações de peças para clientes, moodboards para campanhas etc. Eu uso a IA para concretizar o que eu desenhei. Já fiz imagens criadas totalmente do zero por IA, mas não as vinculei à prototipagem para não descaracterizar nossa identidade. Procurei a tecnologia durante a pandemia pois enxerguei que é uma ferramenta indispensável para um futuro de marca saudável e viável economicamente.
Elas no Tapete Vermelho – Você faz parte da terceira geração de joalheiros da família. Como se dá o encontro do passado e do presente nessas criações com a IA?
Mario Pantalena – Como dito acima eu não crio peças 100% artificialmente, pois isso é empregado amplamente por fábricas de joia no mundo inteiro e dá facilmente para detectar o que tem design autoral ou não por trás. Eu, por outro lado, estou criando um banco de imagens das peças criadas pela Gioielli Pantalena, que cresce cada vez mais e me dá a possibilidade de fundir minhas próprias criações gerando novas peças.
Elas no Tapete Vermelho – Explique um pouco o seu processo para criar joias?
Mario Pantalena – Acho que além dos rompantes de criação também temos que treinar nosso olhar para criar desejos. O próprio ócio criativo considero extremamente importante, tal como Fellini e seu negroni “criaram” “Dolce Vita” (filme lançado pelo cineasta italiano em 1960). Então estar a par do seu tempo presente é uma missão, assim como é acumular ideias. Uma dica é sempre parar seja o momento que for e desenhar. Assim sempre tenho um banco de imagens à minha disposição.
Elas no Tapete Vermelho – As joias criadas com IA podem ser acessadas por outros criadores? Há possibilidade de cópias ou plágios?
Mario Pantalena – O plágio veio muito antes da IA, veio com a internet. E desde sempre temos bureau de tendências e até o inconsciente coletivo nos equiparando em criações. A IA apenas as pasteuriza. Quem não tem assinatura não se destaca.
Elas no Tapete Vermelho – Joias criadas pelo seu avô foram usadas por famosas como as cantoras italiana Ornella Vanoni e Mina, nos anos 1960. Tais peças já serviram de inspirações para criações atuais?
Mario Pantalena – Sem dúvida. Algumas são refeitas até hoje como o anel mosaico (veja abaixo).
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Elas no Tapete Vermelho – A IA ajuda a criar de acordo com as tendências atuais, não é? Quais são elas? O que o consumidor busca atualmente?
Mario Pantalena – Qualidade, exclusividade, preço. Hoje, devido à internet, o custo-benefício é extremamente valorizado. As pessoas procuram por tendências sim, porém as adaptam cada qual para o seu estilo e sabem distinguir claramente o que é inovador do lugar comum.