Você viajou, descansou, curtiu o frio em alguma cidade do Brasil ou calor no Hemisfério Norte, mas a realidade bateu na porta: teve que voltar a trabalhar. Que tal desmanchar as malas e arrumar o guarda-roupa para o batente?
Claro que depende de cada profissão, local de trabalho e estilo da profissional. Mas se você é uma advogada não pode se vestir como uma hostess de casa noturna, assim como um psicóloga não costuma ter o guarda-roupa de uma cantora pop. Mas não vamos falar de exceções. As regras do dress code profissional é clara, ainda que, após a pandemia, muita coisa se flexibilizou por conta do home office. Veja 7 erros que é bom evitar.
Barriga à mostra
Yasmin Brunet acertou em cheio no look para ir à festa de aniversário do DJ Dennis, em São Paulo. Se o seu trabalho é informal, o look é bacana, mas a barriga não deve ficar à mostra. No lugar do cropped, aposte numa camiseta ou blusa que chegue até o cós da calça.
Sutiã à mostra
Ok, o exemplo de Paolla Oliveira parece exagerado, apesar de ela estar com saia blusa perfeita para o trabalho. Ela pode, mas é sempre bom ficar alerta. Sutiã nunca deve estar à vista no trabalho, mesmo por baixo de uma blusa com leve transparência. Ama a blusa, então coloca uma camisete por baixo.
Sem sutiã
Se aparecer o sutiã é um pecado grave, trabalhar sem sutiã em profissiões tradicionais, é pior ainda. Sabrina Sato é celebridade e pode, mas para as mortais como nós, não, por favor.
Saltão
O trabalho de Adriane Galisteu, quando apresenta reality show na TV, pede looks diferentões e cheios de tendências e estilo. No dia a dia, trabalhar com salto alto ou chamativo de mais, como essa plataforma rosa, pode deixar sua capacidade em segundo plano, chamando a atenção para os pés.
Unhas longas e coloridas
As unhas compridas e pontudas, pintadas de forma colorida, são lindas. Mas dependendo da função e do trabalho, não vai mesmo: pode atrapalhar no computador ou em outras atividades da profissão. E também chamam muito a atenção.
Curtos
Look preto é sempre curinga no guarda-roupa. Maisa sabe bem disso e o look dela é perfeito para balada. Para trabalhar, está curto demais e a parte de cima, levemente transparente, que até pode passar. A médida ideal de uma saia ou vestido de trabalho é até 4 cm acima dos joelhos, no máximo. Mesmo assim, experimente antes, pois dependendo do tecido, pode subir quando estiver sentada, mostrando mais que seu talento na função.
Transparência
Evite blusas com transparências no trabalho. Marina Ruy Barbosa usou o look para o assistir a um show, com apenas os seios cobertos. Se quiser apostar em transparência na vida profissional, escolha peças com detatalhes discretos, como nas mangas, no colo ou na barra, mas tudo muito delicado.
Decote e recortes
Decote e recortes estão em alta para o dia a dia ou para profissões que admitem esses tipos de recursos. O vestido de Ana Hickmann é lindo, mas para usar no trabalho, prefira algo mais discreto.