Com 2022 chegando ao fim, que tal relembrar alguns looks diferentões e que deram o que falar nos últimos meses. No Brasil, dava para fazer um post só com Sabrina Sato, com seu jeito fashionista de ser, incluindo até fantasia de árvore de Natal para ensaios de Carnaval.
Mas há outras produções que merecem atenção, seja pelo inusitado, como o look de fita adesiva de Kim Kardashian; saias e calças com o bumbum de fora de Anitta; escolhas da humorista e influenciadora GKay; o recorte pélvico de Deborah Secco para comentar a Copa; além de shorts e cropped em plena premiação do Oscar e looks na tendência ilusão de óptica.
E, sim, lembramos também da Wandinha, cujos looks góticos vieram para influenciar jovens do mundo todo, mesmo sendo figurino de série. Vem relembrar e ter certeza que moda sempre pode trazer um quê de loucura e subversão aos padrões.
Boneco de pelúcia, Árvore de Natal etc.
“Dia de premiação e eu já cheguei assim toda fofa!”, escreveu Sabrina Sato ao chegar ao evento do TikTok, neste mês, com esse look cheio de boneco de pelúcia da marca BCALLA feito em parceria com Sprayground. Gostou da fofisse do look?
Para ensaiar na Vila Isabel, escola em que é rainha da bateria, Sabrina resolveu se vestir, simplesmente de árvore de Natal. Ai, gente, ela pode, né?
Quer mais loucurinha? Então fica com esse look da marca de nome complicado ONRUSHW23FH. Com estrutura lateral, que lembra escultura, o look traz ainda a trend cut-out, com recortes, e recorte pélvico, com a calcinha aparecendo.
Espelho e sol
Na famosa Farofa da GKay, a própria humorista e influenciadora aposta em looks pra lá de diferentes, como esse assinado por J.W. Anderson, desfilada em setembro na semana de moda de Londres. Trata-se de um objeto em formato de espelho convexo, que reflete todos e tudo que estão à sua volta. E completou com chinelinho branco.
Com pegada surrealista, GKay abriu sua Farofa com look da grife Schiaparelli com enfeites que lembram o sol, na cabeça e na manga, além de sapato com encaixe dourado nos dedos.
Recorte Pélvico
O primeiro look usado no programa “Tá Na Copa” por Deborah Secco deu o que falar. Trata-se da tendência chamada recorte pélvico, vinda dos anos 2000 e que promete manter-se firme e forte em 2023. Mas que foi diferentão e ousado, isso foi.
Embalada a vácuo
Em março, antes da polêmica sobre a propaganda com crianças que remetiam à pedofilia da Balenciaga, Kim Kardashian foi ao desfile da grife em março assim, vestida com fita adesiva, mesmo look usado pela modelo Awar Odhiang nan passarela. A produção foi feita na hora com fita adesiva sobre um macacão justo cor da pele. A produção gerou memes e levou a chamada logotipia – os logotipos impressos nas roupas – à última instância.
Bumbum à mostra
Anitta causou em Paris, nos desfiles de março, usando looks para lá de diferentes. Esse que no lugar do bolso traseiro deixa parte do bumbum à mostra é da grife Moschino, que há tempos ocupa lugar de honra no coração fashion da cantora. A foto foi publicada no Stories do Instagram da cantora e no feed da marca italiana. Poderosa é pouco, né?
Em setembro, Anitta usou em Miami calça que de deixa o bumbum à mostra. O detalhe revelou ainda a tatuagem de coração que a cantora tem na região. A calça escolhida por ela nos Estados Unidos é da grife Mugler e faz parte da linha Spiral, feita para contornar as curvas e foi lançada em março de 2021.
Cropped no Oscar
E vamos falar de Oscar. Zendaya, do filme “Duna” e da série “Euphoria”, apostou numa camisa branca cropped, com saia prateada de cauda, criado por Pierpaolo Piccioli, da Maison Valentino, na cerimônia em março. Foi um dos mais lindos da premiação, mas o inusitado foi a camisa cropped, improvável para a ocasião tempos atrás.
Shorts no Oscar
E também improvável o uso de shorts no Oscar, como fez Kristen Stewart com esse look Chanel, completado com camisa branca aberta e blazer.
Nua?
A tendência trompe l’oeil (ilusão de óptica) parece que veio para ficar, como nesse look usado por Anitta. Trata-se da parceria da marca Y/Project com Jean Paul Gaultier. As peças são parte de uma linha cápsula baseada nas estampas da icônica coleção do estilista francês de 1996, chamada “Trompe L’œil Statue”, impressas com fotos inspiradas em estátuas de mulheres gregas com tecidos drapeados. Um dos vestidos, do verão de 1999, está exposto no Metropolitan Museu de Nova York.
Camila Queiroz usou a tendência da ilusão de óptica para a pré-estreia do filme “Procura-se”, no Rio de Janeiro, em novembro. O look é composto por um macacão e saia com mais tecido na parte de trás. O vestido de Camila estava à venda na loja online Farfetch do Brasil por R$ 15.245, mas já se esgotou.
Gótico moderno
Outro look que não é muito diferentão, mas que tem causado comentários nas redes por conta da dancinha que Wandinha (Jenna Ortega) fez com ele no baile da escola Nunca Mais, na série que leva o nome da personagem.
E a atriz Jenna Ortega atualizou ainda mais o conceito de gótico moderno com o look que traz a gola e o punho branco, com peças transparentes, gravata e cinto de metal apenas marcando a cintura, que fica finíssima.