O ano já está quase terminando, mas várias tendências que estouraram em 2022 vão continuar a dar as caras no novo ano. Algumas vieram direto do pós-pandemia e foram tão bem aceitas que continuaram nos corações dos fashionistas.
Cut-out, sapatos com plataformas enormes, o pink, o brilho, sobrancelhas descoloridas, gótico revisitado e todas as possibilidades fashion dos anos 2000, com a sigla Y2K, fazem parte do que foi visto no ano que está terminando. Relembre looks das famosas com essas e outras tendências e se inspire com a certeza de entrar em 2023 com o guarda-roupa atualizado.
Cut-out
O cut-out ganhou força após o confinamento de meses em casa, a libido guardada e o corpo trancado. Quando as portas começaram a ser abertas, o que era restrito a grupos fechados e famosas ousadas invadiu as principais tendências de moda. Foi visto em 2021, se acentuou em 2022 e promete ficar ainda mais escancarado em 2023. Gostou e tem coragem de usar? Então se joga.
Camila Queiroz apostou na tendência em festa de seu aniversário de 29 anos em junho deste ano.
Cleo usou peças da Bold Strap para assistir ao desfile da marca que tem essa pegada sensual, em junho no SPFW.
Plataforma nas alturas
Grifes como Versace e Valentino colocaram na passarela saltos de plataforma altíssima, estilo meia-pata, com no mínimo 10cm de altura. Isso bastou para famosas do mundo todo aderirem à tendência, como Adriane Galisteu (acima). Abaixo, Marina Ruy Barbosa prova que é uma das fãs da trend, assim como Sabrina Sato, que apostou num modelo roxo com textura e roupa de pelúcia.
Ver essa foto no Instagram
Barbiecore
O rosa em tonalidade variadas, do mais claro ao pink, realmente veio para ficar. É uma das tonalidades que estão entre as principais tendências do momento e que vai ficar por muito tempo nas araras, principalmente pelo filme da “Barbie”, previsto para 2023, com Margot Robbie no papel título. Eliana é uma das que apostaram no rosa em 2022.
A especialista em coloração pessoal Luciana Ulrich lembrou ao “Elas no Tapete Vermelho” que a onda da cor rosa começou em 2017, com a marcha de mulheres contra a política do então presidente Donald Trump, nos Estados Unidos. “Antes desse episódio de Trump, achamos que o rosa já tinha tido seus dias de glória. Mas vai continuar com grande força e presenã nas próximas coleções”, disse Luciana. Ela cita tanto o filme quanto o desfile de prêt-à-porter de Valentino em março, em que a cor Pink Valentino, criada com a Pantone, dominou a passarela.
Ana Hickmann é outra que vira-e-mexe está usando rosa, em tonalidades mais fortes e mais claras.
Y2K
Não deu outra, as tendências dos anos 2000 invadiram os looks das famosas em 2022 e foram muito vistas durante o Rock in Rio, em setembro. Top de coração, cintura baixa, all jeans, croppeds provam isso nas produções apresentadas por Bianca Andrade, a Boca Rosa, a bailaraina Erika Schneider, Viih Tube, Larissa Manoella e a influencer Nathália Gibson.
Outra tendência quente que promete entrar 2023 é o chamado recorte pélvico. Vem direto dos anos 2000 para invadir as produções neste verão e além. Uma das que fizeram a trend ficar em evidência foi Deborah Secco, ao exibir o primeiro look como comentarista do programa “Tá na Copa”, do SporTV, logo no ínicio do campeonato mundial.
E Anitta mostra num look só tanto o recorte pélvico quanto o top de borboleta, outra tendência que vem direto dos anos 2000 e tem sido vista em vários looks, incluindo também Sasha e Carla Diaz.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Brilho e metalizado
No pós-pandemia, roupas com brilho e metalizadas estão se firmando cada vez mais entre as tendências, como forma de celebrar a vida. Pode ser com cristais, paetês e com o tecidos em textura brilhante. Uma forma de celebrar a vida, sim. Afinal, os últimos três anos não foram nada fáceis para ninguém. E pode ser tanto para festas quanto para a praia, como mostram Marina Ruy Barbosa e Luma Costa (acima) e Carla Diaz (abaixo).
Sobrancelhas descoloridas
As sobrancelhas descoloridas estão aparecendo nos tapetes vermelhos e desfiles. Vem direto dos anos 1960 e 1970, com passagem também pelos anos 1990 e 2000, com os fios mais finos. Kendall Jenner apareceu assim no MetGala, em maio.
Ver essa foto no Instagram
O desfile da grife Versace, em fevereiro, para a coleção outono-inverno, também mostrou modelos com as sobrancelhas descoloridas, como as irmãs Bella e Gigi Hadid, além da coreana Sora Choi. Ou seja, é tendência e, com certeza, muita gente vai entrar nessa onda. O melhor é que, se você não quiser mudar de forma permanente, produtos de maquiagem são ótimas opções para uma produção provisória.
Na edição 53 do SPFW, o Ateliê Mão de Mãe exibiu make com as sobrancelhas apagadas e os olhos realçados pela sombra.
Gótico atualizado
Em novembro, o sucesso da série Wandinha, da Netflix estrelada por Jenna Ortega, trouxe à tona o estilo gótico atualizado, que já tinha sido visto pipocar aqui e ali. Agora, promete se intensificar em 2023, com a mistura de preto e nuances de branco para dar uma iluninada, como nos xadrezes e listrados.
Um gótico revisitado foi visto no desfile de Walério Araújo no último SPFW, com uma pegada da vida noturna dos anos 1980 e 1990.
O gótico de Walério Araújo traz ainda os tons de roxo, cruzes aplicadas e a sobrancelha descolorida, como na tendência citada acima.