O Met Gala, baile beneficente promovido pelo Metropolitan Museum, com curadoria da editora de moda Anna Wintour, que escolhe pessoalmente quem são os convidados que terão direito a entrar na festa, voltou a acontecer na primeira segunda-feira de maio. Em 2020, o evento foi cancelado por causa da pandemia. Em 2021, ocorreu em setembro, quando as restrições se abrandaram.
Em 2021, a mostra foi chamada de “Na América: um Léxico da Moda”, que estreou em 18 de setembro. Este ano, a exposição foi batizada de “Na América: uma Antologia da Moda”, que exibirá cerca de 100 roupas a serem expostas em 13 salas históricas da Ala Americana do museu. Ou seja, uma continuação do tema do ano passado.
Para o tapete vermelho, o tema sugerido é “Gilded Glamour and White Tie”, algo como “Glamour Dourado e Gravata Branca”, em tradução livre. Ou seja, o estilo adotado pelos americanos nos anos 1870 até 1900, especialmente em Nova York, quando a industrialização cultural promoveu grande mudança cultural na cidade.
Assim, confira looks escolhidos pelas famosas para essa edição.
Vanessa Hudgens
Ver essa foto no Instagram
Vanessa Hudgens aposta num peto matador, com transparência e rendas da Moschino.
Kim Kardashian
Ver essa foto no Instagram
Depois de aparecer totalmente coberta com tecido preto no Met gala de 2021, Kim Kardashian deu uma refrescada no look desse ano e prestou homenagem a ninguém mais, ninguém menos que Marilyn Monroe e seu icònico vestido de cristais com o qual cantou “Parabéns a Você” ao presidente John Kennedy no começo dos anos 1960. Um arraso, de novo.
Billie Eilish
Ver essa foto no Instagram
Quer uma imagem que representa o dress code dos fim do século 19 nos Estados Unidos? Então veja esse look de Billie Eilish, com corpete, anquinhas nos quadris, renda e drapeado na saia. Tudo feito em tons pálidos especialmente para ela e com material reaproveitado.
Jared Leto e Alessandro Michelle
Ver essa foto no Instagram
Se você ler essa matéria até o vim, vai ver um look que todo mundo achava que era do Jared Leto. Mas não, o ator chegou com terno Gucci branco com detalhes dourados, ao lado de Alessandro Michelle, o diretor criativo da grife italiana. Look, cabelo e barba idênticps, pareciam gêmeos. Na foto, Dakota Johnson está no meio deles.
Kendall Jenner
Ver essa foto no Instagram
A modelo Kendall Jenner encarnou a silhueta do tempo de “E Vento Levou” e apostou no vestido preto com saia pra lá de metro, nesse look que inclui top transparente. E pasmem. Ela descoloriu, pintou ou raspou as sobrancelhas.
Emma Stone
Ver essa foto no Instagram
Simples e elegante é assim que se pode traduzir esse vestido curto, branco e com plumas na barra de Emma Stone. É da Louis Vuitton.
Anitta
Ver essa foto no Instagram
Anitta, segunda vez no Met Gala, apostou no vestido com cintura peplum, pérolas e decote coração feito de crepe duchese. Da Moschino.
Ariana Debose
Ver essa foto no Instagram
A ganhadora de melhor atriz coadjuvante do Oscar Ariana Debose, por “Amor, Sublime Amor”, vestiu Moschino nesse look preto e dourado co arabescos.
Blake Lively
Ver essa foto no Instagram
O vestido da Blake Lively, ao lado do seu marido Ryan Reynolds, se inspirou na Estátua da Liberdade, com esse vestido Versace e nos Empire State. A primeira aparição foi em tons de cobre, com espelhos aplicados. Depois, a cauda foi aberta e ficou um verde oxidado, como a cor atual da Estátua da Liberdade.
Ver essa foto no Instagram
Alicia Keys
Ver essa foto no Instagram
Se Blake Lively homenageou a Estátua da Liberdade, Alicia Keys prestou homenagem à cidade de Nova York, com esse vestido que tem a capa bordada com o skyline da cidade. Foram necessários mais de 200 mil cristais no look, segundo o canal E!. Uma verdadeira selva de pedra brilhante. O look é da Ralph Lauren.
Carol Trentini
Ver essa foto no Instagram
Carol Trentini usou look da Danielle Frankel, com saia ampla e corpete pintado à mão.
Hailey Bieber
Ver essa foto no Instagram
Se você tem dúvida que as plumas e o branco estão em alta, mude seu conceito. O look de Hailey Bieber prova que as tendências vieram para ficar, incluindo nos tapetes vermelhos. O look dela é Saint Laurent.
Rosalía
Ver essa foto no Instagram
A cantora espanhola Rosalía usou um look Givenchy com barra cheia e corpo mais justo, com brilho.
Emma Chamberlain
Ver essa foto no Instagram
Emma Chamberlain mistura tradição e atualidade com esse look com camisa cropped e saia reta longa e com cauda. Da Louis Vuitton.
Anna Wintour
Ver essa foto no Instagram
A dona e proprietária do met Gala, Anna Wintour, também aposta no brilho e nas plumas com esse look Chanel.
Kaia Gerber
Ver essa foto no Instagram
Kaia Gerber, filha da modelo Cindy Crawford, apostou no brilho e no glamour prateado. Se faz referência ao final do século 19, é bom lembrar que a tendência está em alta atualmente.
Camila Mendes
Ver essa foto no Instagram
A época em que a a lâmpada elétrica foi inventada (1879) foi a referência a esse look de Camila Mendes, com esse look totalmente dourado, que faz referência também ao tema da festa: gilded galmour.
Janelle Monae
Ver essa foto no Instagram
A cantora e atriz Janelle Monáe arrasou com brilho em preto, com detalhes brancos, incluindo a cabeça. Da Ralph Lauren.
Camilla Cabelo
Ver essa foto no Instagram
Mais um modelo com top cropped, tiras e babados com flores por dentro da Camilla Cabelo, pintadas à mão. O look é da marca Prabal Gurung.
Sarah Jessica Parker
Ver essa foto no Instagram
Sarah Jessica Parker, veterana no Met Gala, homenageou a ex-escrava Elizabeth Hobbs Keckley, a primeira estilista negra na Casa Branca. Tornou-se a costureira oficial da primeira-dama Mary Todd Lincoln. O look foi feito pelo estilista tambpém negro Christopher John Rogers.
Gigi Hadid
Ver essa foto no Instagram
Gigi Hadid usou um look absolutamente moderno, mas com o corpete marcando a cintura, peça que não podia faltar nos looks do século 19. Mas o look não ficava por aí. Para subir a escadaria do baile, colocou uma super capa inflada no mesmo tom bordô. Tudo Versace.
Ver essa foto no Instagram
Não é o Jared Leto
Ver essa foto no Instagram
O ator Jared Leto é figura esperada no tapete vermelho do Met Gala. E todo mundo pensou que era ele nesse look. Mas não. Trata-se do infulenciador fashionista Fredrik Robertsson. Sem dúvida, o look vai ser lembrado por muito tempo.
Phoebe Dynevor
Ver essa foto no Instagram
A atriz Phoebe Dynevor, de “Bridgerton”, da Netflix, fugiu do figurino da série, soltou os cabelos e apostou num look preto, transparente da Louis Vuitton.
Simone Ashley
Ver essa foto no Instagram
Outra atriz de “Bridgeton”, Simone Ashley,estreia no tapete vermelho do Met Gala com look, que pode não remeter ao tema, mas ficou perfeito nela.
Olivia Rodrigo
Ver essa foto no Instagram
O brilho prateado e sensual foi a escolha da cantora Olivia Rodrigo para o Met Gala.