Aos 25 anos, Matheus Hava vendeu acarajé, sacolés e bolos nas ruas, mas foi descoberto há menos de um ano e hoje comemora o sucesso que tem feito na moda internacional. Natural de Feira de Santana, na Bahia, o modelo revelado em 2021, coleciona na carreira trabalhos para grifes como Calvin Klein e Lacoste, além de editorias em publicações internacionais, como a Marie Claire Hong Kong.
O jovem relembra com orgulho a trajetória de superação. Desde criança, trabalhava com a mãe vendendo acarajés nas ruas de sua cidade natal, até os 17 anos de idade. Ao completar 20 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. Para aumentar a clientela e engordar a renda familiar, substituiu o cardápio e passou a vender sacolés e bolos, que eram sucesso de venda durante as andanças pelas ruas da capital fluminense.
“Era um trabalho puxado, mas que me enche de orgulho. Sempre enfrentei o que fosse preciso para poder evoluir e buscar um futuro melhor. Começava a produção de acarajés durante a noite e finalizava pela manhã. Após o almoço, saía para vender nas ruas, até o final do dia. A produção era diária, porque não tinha como armazenar grandes produções em casa. No Rio, carregava uma mala com pães, bolos e coxinhas, além de uma bolsa térmica com aproximadamente 60 sacolés, que eu mesmo produzia”, relembra.
Matheus vendeu seus produtos durante três anos, atividade que garantiu a renda durante sua estada no Rio de Janeiro: “A rotina era bem intensa. Eu comprava as mercadorias, produzia tudo e saía para vender. Sempre me empenhei para poder conquistar melhores condições. Já fiz curso de barbeiro, dreadmaker, confeiteiro, trabalhei como panfleteiro, atendente de caixa e então empreendi no ramo alimentício. Hoje, trabalho como modelo no mercado internacional, e tudo o que fiz me ajudou a chegar até aqui, me tornar quem sou e lutar para conquistar os meus maiores sonhos”, afirmou o modelo, aposta da Way Model, de Anderson Baumgartner – mesma agência de tops como Sasha Meneghel, Carol Trentini e Alessandra Ambrósio.
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Atualmente, Matheus Hava vive na Europa, onde faz sua estreia no mercado da moda internacional dividindo-se entre a Alemanha e o Reino Unido: “Valorizo cada conquista! Por menor que possam parecer, para mim são grandiosas!”, disse.