A edição 51 do São Paulo Fashion Week começa nesta quarta-feira (23) de forma totalmente virtual, como aconteceu em outubro do ano passado, com 43 marcas, sendo 10 estreantes. As apresentações continuam até domingo (27). O evento será aberto às 18h30, com um curta metragem “Terra de Gigantes”, de Ronaldo Fraga, cuja inspiração vem da região do Cariri cearense.
“A arte popular é fonte de água límpida para a arte contemporânea, e no cariri cearense, na cidade do Crato foi mágico mergulhar no universo do artista Charles Lessa e ver muito da força criativa que de muitas formas em outro tempo alimentou os mestres de hoje”, escreveu o estilista em seu Instagram.
SPFW+ Regeneração
.A temporada marca a abertura do SPFW+ Regeneração, festival de Criatividade, Moda, Arte, Sustentabilidade, Inovação, Conhecimento e Tecnologia, com curadoria de Marcello Dantas e uma programação ativa que se estende por todo o ano. A ideia é que em novembro, haja uma edição hibrida, presencial e virtual, dependendo das condições sanitárias na ocasião.
O local presencial, caso seja possível, deve ser no Pavilhão das Culturas, no Parque do Ibirapuera. “Regeneração no sentido do que a gente quer levar para a amanhã. Do que a gente está aprendendo neste mundo de hoje e quer resgatar e levar para o amanhã”, disse o diretor criativo Paulo Borges em bate-papo virtual com jornalistas, ao lado de representantes dos patrocinadores, apoiadores e membros da Prefeitura de São Paulo.
Cota racial
Ver essa foto no Instagram
O evento mantém a política de cota racial, com pelo menos 50% dos modelos negros, afrodescendentes ou indígenas, como na edição passada. O SPFW acolhe ainda, o projeto Sankofa, coletivo de estilistas negros com oito marcas: Ateliê Mão de Mãe, Az Marias, Meninos Rei (foto acima), Mile Lab, Naya Violeta, Santa Resistência, Silvério e Ta Estudios. Trata-se de uma iniciativa da plataforma Pretos na Moda e da startup de inovação social VAMO, com apoio do INMOD (Instituto Nacional de Moda e Design).
Programação
As apresentações poderão ser acompanhadas virtualmente pelo site do evento (www.spfw.com.br) e pelas redes sociais. As 10 marcas estreantes são Anacê, Carol Bassi, Esfér, Igor Dadona, Neith Nyer, Rocio Canvas, Ronaldo Silvestre, Soul Básico, Victor da Justa e Weider Silveiro. Samuel Cirnansck e Wilson Ranieri retornam à programação.
Diariamente, a partir das 18h, Paulo Borges, Graça Cabral e Lala Deheinzelin
comandam lives com convidados de diversas áreas promovendo discussões em torno
dos pilares do evento: diversidade e equidade racial; protagonismo feminino;
empreendedorismo; sustentabilidade; inovação; e origem nas origens (cultura).
A partir das 19h (com exceção do desfile de Ronaldo Fraga, marcado para as 18h30), começam as transmissões das apresentação e uma programação de
entrevistas, com um time de apresentadoras que irão se revezar ao longo da semana:
Dia 23.06 – Carol Ribeiro / Maria Eugênia Suconic
Dia 24.06 – Penelopy Jean / Jess
Dia 25.06 – Lilian Pacce / Mayara Russi
Dia 26.06 – Natasha Soares / Aretha Sadick
Dia 27.06 – Rita Carreira / Camila Yahn
Os desfiles serão transmitidos também na empena (parede lateral) da rua Caio Prado e Consolação, no centro de São Paulo.
Encontros criativos
O Festival SPFW+ Regeneração, que expande os limites da moda, será palco de quatro encontros criativos entre estilistas convidados em colaboração com nomes destacados de áreas diversas como consciência, alimento, coletividade e racialidade. O processo criativo a partir desses encontros resultará em instalações artísticas que ocuparão a cidade em novembro durante a temporada SPFW N52.
Ver essa foto no Instagram
Os trabalhos serão feitos pelas duplas Ronaldo Fraga e Neka Mena Barreto (chef de cozinha); Fernanda Yamamoto + Comunidade Yuba (comunidade agrícola formada por nipo-brasileiros em Mirandópolis, 600 quilômetros de São Paulo, com a qual Fernanda já trabalhou – foto acima); Luiz Cláudio + Djamila Ribeiro (filósofa); e Oskar Metsavaht + Sidarta Ribeiro (neurocientista).
“Nunca estivemos tão permeáveis ao novo como estamos agora. Por isso, provoquei com assuntos como neurociência, alimentação, questão racial, num sentido amplo. De fato, a moda está muito ligada ao que consumimos e diretamente ao que comemos”, disse o curador Marcello Dantas. “Estamos diante de questionamentos profundos sobre como podemos regenerar o mundo com novas bases”, afirmou.
Mentorias
O Festival SPFW+ Regeneração vai identificar núcleos criativos diversos e
sustentáveis em todo o país. Serão escolhidos até 50 projetos para uma jornada
imersiva com mentorias e encontros exclusivos. As inscrições estão abertas de 22 de junho a 16 de julho através do site do SPFW. As mentorias acontecem de julho a outubro.
O SPFW, dentro da programação do Festival Regenera +, realiza de agosto a novembro, a capacitação de 40 costureiras na Cidade Tiradentes e a inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade na edição N52, em novembro.
Onde assistir
spfw.com.br/
https://www.instagram.com/spfw/
https://www.facebook.com/SPFW/
https://twitter.com/spfw
https://www.youtube.com/channel/UCcslL01-bATnBUw6caIRLkw
https://br.pinterest.com/spfw