O ano de 2020 realmente vai ficar como o mais atípico de várias e várias gerações. E a pandemia fez com que a moda se adaptasse às necessidades, tanto de proteção quanto de rever a roupa de usar em casa. Isso porque ficamos confinados muito tempo e talvez tenhamos que ficar por mais tempo tranquilos, curtindo a casa e esperando que o vírus seja dominado pela ciência. Muitas das peças e looks vistos pelas famosas não foram nuvens passageiras e continuarão entre os trends para 2021.
Separamos 6 tendências e peças fundamentais para você apostar no próximo ano, seja trabalhando em casa, seja indo a compromissos, sempre cumprindo todos os protocolos necessários para evitar a contaminação. Confira.
Máscaras
Não dava para começar essa lista sem falar das máscaras, que viraram elementos fundamentais para todos. Não devem ser consideradas acessórios, mas se a pessoa quiser fazer combinações nos looks, precisa antes de tudo checar a eficácia das máscaras. Esqueça as de tricô, de crochê ou de tecidos muito porosos, que não agem como barreiras contra o vírus. Famosas como Larissa Manoela, Giovanna Ewbank, Adriane Galisteu, Carolina Dieckmann e Sabrina Sato apostaram em máscaras eficientes.
O site Notícias de Saúde publicou pesquisa que sugere que máscaras caseiras são mais eficientes se feitas com uma combinação entre algodão (tecidos de lençóis, por exemplo) e seda natural ou chiffon (material muito usado em vestidos de festas). De acordo com a American Chemical Society Publications, fonte da reportagem, os tecidos combinados filtram até 90% das partículas de aerossóis, por onde o vírus é transmitido. A Anvisa indica que o algodão sem mistura de tecidos sintéticos deve ser o material principal para a escolha das máscaras caseiras, para não causar alergias na pele. Se houver mistura, a proporção do outro material deve ser pequena.
Colar
Com a necessidade home office, um acessório fundamental para sair bem em teleconferências. Se você duvida que um colar pode fazer o look crescer e aparecer, mude seus conceitos. Separamos cinco looks de Ticiane Pinheiro, que provam o poder do acessório em produções modernos e cheios de atitude. São compostos por macacão jeans, camisas brancas, blusas em tons quentes ou neutros.
Os acessórios usados por Tici Pinheiro são curtos, usados por baixo ou por cima da gola, e até mesmo sobre o dorso. “Nesses tempos de home office, máscaras e afins, acredito que as pessoas que queiram se arrumar pra ficar bem consigo mesmo e não esquecer dos hábitos antigos de se produzir pra sair, devem apostar em acessórios como brincos e colares”, aconselhou Tamara Gusman, stylist de Tici. Segundo ela, entre as novidades atuais, está enaltecer a personalidade de cada um. Assim, se você gosta de colar, se joga e faça o acessório crescer no look.
Tie dye
Outra tendência confirmada para 2021 é o tie-dye, que explodiu entre trends durante a quarentena. O estilo que remete aos hippies e que teve um retorno também nos anos 1990, parece que veio a calhar com o momento da pandemia, não só pelas cores, que ajudam a levantar o astral, mas por trazer a sensação do feito em casa, do aconchego, do artesanal. Relembre produções de Maisa, Larissa Manoela, Camila Queiroz, Preta Gil e Ticiane Pinheiro, e inspire-se para apostar na tendência também em 2021.
Mangas bufantes
As mangas bufantes já faziam parte de blusas, vestidos e jaquetas há algumas temporadas. Mas em 2020, cresceram e apareceram. Se você apostar na manga bufante, lembre-se de que se você tiver a silhueta tipo triângulo invertido deve tomar cuidado para harmonizar com outros elementos, caso contrário, a parte debaixo pode ficar muito fina.
As ombreiras e volumes sobre os ombros são elementos importantes, principalmente para quem participa de eventos virtuais, já que o modelo deixa a pessoa mais poderosa e também dependendo do modelo, mais romântica. Há tanto as mangas enormes quanto às mais delicadas. Acima, looks usados por Adriane Galisteu, Ana Hickmann, Sabrina Sato, Maisa e Renata Kuerten com top da Água de Coco.
Chinelos
Durante a quarentena,Isis Valverde e Larissa Manoela publicaram nas redes fotos de looks com uma peça que traz conforto e despojamento. Já Adriane Galisteu e Giovanna Ewbank haviam publicado fotos com looks propícios para esse período, mesmo antes dessa fase chegar ao Brasil. As peças são perfeitas tanto para o verão em chácaras, em casa de praia ou mesmo para quem continua a trabalhar em home office. Dá para compor com peças em cores, que unem conforto e estilo.
Utilitárias
Uma das certezas que a pandemia trouxe no quesito fashion foram as roupas utilitárias, capazes de levar nos bolsos nossos novos utensílios imprescindíveis, como máscara e álcool gel, que deve estar sempre à mão. E, dentro disso, umas das peças fundamentais no guarda-roupa são as jardineiras, macacões e calças com bolsos. Fátima Bernardes e Patricia Poeta já entraram nessa onda e vestiram o macacão tipo jardineira, que foi desenvolvido no século 18, junto com o início da Revolução Industrial, para que os empregados pudessem levar suas ferramentas de forma prática. Daí o termo utilitária.
Sophia Abrahão usou macacão jeans. “Enfim, tirei o pijama”, brincou a cantora nas redes sociais. Estava com modelo de manga curta e fechamento por botões frontais. A cantora Ludmilla apostou em look com vários bolsos em diferentes formatos e tamanhos, tanto na calça quanto na jaqueta. Na parte de cima, há ainda uma pochete acoplada à roupa. Perfeito para carregar nossos novos objetos necessários.