Os desfiles do Minas Trend, que aconteceram segunda-feira (29) no Expominas apostaram em roupas fluidas, linho, handmade e maxiacessórios. Na apresentação conjunta promovida pelo Sindijoias de Minas Gerais, seis grifes do setor apresentaram as tendências para o inverno 2019.
A semana de moda mineira abriu espaço também para criações de outros Estados. Assim, um grupo de 12 grifes de Alagoas mostrou suas criações, com linho, rendas tipo filé e crochê. Por fim, o mineiro Victor Dzenk, cuja grife tem 30 anos, apresentou sua coleção inspirada em Algarve, Portugal, sem deixar de lado sua veia feminina, estampada e esvoaçante. Confira detalhes de cada apresentação.
Maxiacessórios
Com Daiane Conterato encerrando a apresentação do desfile chamado Trend Bijoux, seis grifes de acessórios mostraram suas criações em desfile que teve o styling de Bianca Perdigão. A mineira se inspirou no poema “O Convite à Viagem”, de Charles de Baudelaire, poeta francês do século 19. “Lá, tudo é ordem, nitidez, luxo,calma e languidez”, diz um trecho do poema.
As palavras deste verso deram o caminho para Bianca montar a apresentação das marcar Atelier Chilaze, Camila Klein, Hector Albertazzi, Palone Design e SD por Sheila Morais. No começo e no fim, várias peças entraram misturadas, como no look de Conterato. Depois, foram vistos maxicolares, enfeites de cabeça, brincos e pulseiras grandes, de materiais diversos, como metal, esmaltado à mão, fibras naturais e resina fosca. Todas se destacavam sobre looks pretos criados pela grife Plural.
Maxicolares e maxibrincos coloridos, de resina fosca e outros materiais, marcam presença no desfile Trend Bijoux.
Fibras naturais, flores esmaltadas em colares e brincos e peças próximas ao pescoço estão entre as tendências apresentadas no Minas Trend.
Acessórios de vestir, mescla de colares e tiaras formam algumas das tendências para o inverno 2019.
Alagoas
Doze grifes de Alagoas foram convidadas para apresentar suas criações no Minas Trend. O desfile com 20 looks, com styling de Davi Leite, foi chamado de “Lagoas: do amanhecer ao entardecer”. Assim, começou com looks mais claros, como brancos e off white, passando para dourados, laranja, verde e culminado nos pretos.
Alana Tenório, Aquas BeachWear, Ateliê Criar, Caleidoscópio, Carol Paz, Endy Mesquita, Leila Monteiro, Maneka, Manu Mortari, Nathalia Amaral, Sandra Cavalcante e Estúdio Monteferro mostraram peças em linho (tendência forte), trabalhos manuais com renda filé e crochê, muitos acessórios urbanos e regionais. Destaque também aos sapatos feitos por um artesão local, descoberto por Davi Leite ao visitar o mercado de Maceió.
Linho foi um dos destaques da apresentação de Alagoas. O tecido é tendência no momento e apareceu em tons de verde e off white, combinados com maxiacessórios e laços.
Dourados e laranja também fizeram parte do desfile das grifes de Alagoas. Trabalhos manuais e babados se destacam nas produções.
Vestidos e túnicas, feitos com renda filé e crochè, assim como aplicação de folhas e flores sobre tecidos leves e transparentes representam a moda alagoana.
Modelos plus size também marcaram presença no desfile de Alagoas
Victor Dzenk
Victor Dzenk foi para Algarve, Portugal, buscar inspiração para o inverno 2019. O resultado foram mulheres exuberante, com vestidos longos, estampados e fluidos. Tudo é tendência para a estação, mas nunca deixou as coleções do estilista mineiro, conhecido por sua criações femininas e pelo apuro na escolha das estampas.
Tanto é assim que reestilizou os tradicionais desenhos dos azulejos portugueses, apostou nas flores, grandes e pequenas, dos tapetes arraiolo, colocou listras supercoloridas e ainda pediu para a artista plástica Clara Valente criar sua versão de tapeçaria. O resultado foram estampas lúdicas, geométricas e coloridas.
Mas Victor não ficou apenas nisso. Fez redefinição do smoking, transformado o tradicional traje masculino em blusas, vestidos e macacões, em looks que vinham em preto e branco.
Estampas criadas pela artista plástica Clara Valente para o inverno 2019 de Victor Dzenk
Listras multicoloridas marcaram presença no desfile do estilista mineiro em saias plissadas, terninhos e casacos.
Victor Dzenk fez uma reinterpretação dos tradicionais azulejos portugueses, em looks que longos e mídi. O plissado foi muito marcante na coleção dele.
Os tapetes arraiolos ganharam versões com flores grandes e pequenas em fundo preto, estilo dark flower, tendência há tempo em alta.
Versões inspiradas no smoking aparecem nos looks do estilista para o inverno 2019.