Depois de mostrar a coleção feminina com inspiração na Amazônia e no algodão, João Pimenta mostrou nesta sexta-feira (26) seu masculino. É o único a desfilar separadamente as duas linhas no SPFW. E a exemplo do feminino, com Camila Queiroz finalizando a apresentação das mulheres, o último look do masculino, foi o ator Ícaro Silva.
Para os homens, público que deu origem à carreira do estilista, Pimenta se inspirou no sincretismo e na estética religiosa, com os olhos voltados principalmente ao Candomblé. A música “Deus Mestiço”. que encerrou a apresentação, fala de Iemanjá, orixás, yourubás. “Dobra rum de Ogum para Oxum, de Dadá a Balé, para nós Cristo é Oxalá”, diz a música.
Esse sincretismo foi visto também na passarela, com o casting formado predominante por negros, como no feminino, vestindo um patchwork de informações, sempre dentro do estilo de João Pimenta.
O desfile foi aberto por um look de saia de plástico, material recorrente no desfile, e jaqueta ampla em tons de azul e branco, cores de Iemanjá. E fechou por Ícaro com look todo branco, com uma capa branca de plástico com franjas por cima, além de um rosário na mão e uma corrente com a imagem do Espírito Santo no pescoço.
No meio, várias cores, tecidos e texturas, passando por franjas variadas, jacquards como os de decoração, vinil coloridos num mesmo look, plástico, bordados e xadrezes.
Modelagens largas e mais ajustadas se completam em looks que trazem jaquetas, casacos, saias, calça justas ou superlargas. Tudo dentro do estilo de João Pimenta.
As peças podem ser usadas todas juntas, como na passarela, pelos mais irreverentes e ousados, mas podem também ser combinadas com outras básicas, tanto por homens como por mulheres.
Além dos bordados com brilho e dos jacquards com desenhos variados, João Pimenta também estampou imagens de santos católicos e da santa ceia em blazers.
Montanha
de João Pimenta, a grife Piet, de Pedro Andrade, estreoiu no SPFW, com os dois pés no streetwear e a cabeça (e as roupas) na montanha, tema da coleção.
As peças vieram em cores flúor, como o amarelo fluor, laranja, verde, misturadas a tons de bege e cinza. Mosquetão amarrados nas peças, jaquetas, bermudas, calças e alfaiataria se misturavam em looks tanto para o montanhismo quanto para a cidade.
Não faltaram peças utilitárias, como as camisetas e moletons com bolsos plásticos costurados por fora,em parceria com a Nike. Tudo com muitos bolsos. Náilon, linho, lã e moletom fizeram um mix original e urbano para os meninos que apostam no streetwear.
No final, todos os modelos vestiram coletes de salvamento sobre os looks, enfatizando ainda mais a inspiração e a proposta da grife, lançada há seis anos.