A 59ª do SPFW (São Paulo Fashion Week) começou neste domingo (6), em clima de circo. A Aluf, de Ana Luisa Fernandes, abriu os desfiles que dão início aos 30 anos do evento no Hangar Studios Cinematográficos, na Barra Funda, sob um picadeiro armado para apresentar a coleção Malabares.

Os elementos circenses surgiam nos acessórios, como em fivelas e cintos que lembravam bilhetes antigos, nos tecidos, ora mais pesados, ora mais leves. As golas protagonizavam vários looks, trazendo referências das roupas exageradas dos espetáculos, mas atualizadas para o dia a dia. O mesmo acontecendo com as modelagens mais largas e mais justas.

Os tons de burgundy, azul-marinho, marrom, off-white e caramelo dominaram a passarela-picadeiro, com calças presas com suspensório, vestidos com saia mais ampla, babados nas golas e em detalhes e mangas bufantes.

Destaque para as cinturas. Em alguns looks, roletês marcavam a região; em outros, modelagem levemente peplum surgiam, além das saias longas e franzidas.

Aplicações formando quadradinhos feitos a partir de contas cilíndricas enfeitavam vestidos, calças e blusas, conferindo aspecto 3D e dando mais peso aos looks. Aliás, peso de verdade. Segundo contou Ana Luisa, algumas peças chegavam (como o vestido à direita, acim) a pesar 4 quilos. E, claro, não faltavam listras das roupas de palhaços como estampa. As bolas entravam em acessórios, como nos chapéus.

Nos acessórios, destaque para os sapatos slingback doll (aberto atrás e com tiras na frente) nas cores da coleção e nas botas de camurça azul-marinho, também bugundy, além das bolsas com formatos inspirados na geometria dos picadeiros e em outros elementos, como bolas de malabares, pompons, tiquetes de entrada etc.

Maquiagem

Sob a assinatura da maquiadora Mika Safro, a beleza do desfile da Aluf reforçou o clima circense. Com produtos da marca Eudora, a maquiagem apostou nas referências teatrais. Os cílios ganharam destaque: ora longos e extremamente finos, ultrapassando as pálpebras em linhas diagonais, como se desenhassem ilusões de ótica no ar; ora espessos e destacados por um esfumado preto.

E os lábios, com batom em tom ameixa de acabamento glossy, foram aplicados com contorno em formato de coração — referência direta à maquiagem tradicional de palhaço. A pele foi mantida natural e acetinada, com pontos estratégicos de iluminador dourado para criar contraste com os elementos mais dramáticos do rosto.
Picadeiro de 21 m de diâmetro reutilizado
Todo esse circo se armou numa tenda de 21m de diâmetro, com malhas tecidas pela HJ TEXTIL, a partir de peças paradas em estoque. Toda a malha utilizada para o cenário dará início a uma coleção cápsula, reutilizando o material.
Colaborou Giovanna Montanhan
Veja o line up do SPFW N59
A maioria dos desfiles dse concentrará no JK Iguatemi, mas outros locais também recebrão as apresentões. Além da Aluf, que fez o primeiro desfile da temporada no Hangar Studios, Alexandre Herchcovitch desfilará na Blue Space, e João Pimenta apresentará suas criações na recém inaugurada Estação CCR das Artes, que integra o Complexo Cultural Júlio Prestes. A Handred estará na Galeria Passado Composto e Patricia Viera, na Casa Higienópolis. Encerrando a temporada, a Piet faz uma apresentação inédita no Mercado Livre Arena Pacaembu, marcando mais uma etapa das comemorações dos 30 anos do SPFW que se estendem ao longo do ano.