1º de abril: no Dia da Mentira confira 5 lorotas fashion

Hoje, 1º de abril, é o Dia da Mentira. E na moda há muitas lorotas que vêm mascaradas de dicas que podem ser encaradas até como fake news. Para ir contra esses dogmas tidos como verdades, separamos algumas mentiras fashion que muita gente acredita.

Dani Rudz (Foto: Reprodução/Instagram)
Dani Rudz (Foto: Reprodução/Instagram)

Essas “falsas dicas” atingem todas as pessoas, mas principalmente as mulheres plus size. Por isso, resgatamos depoimentos de algumas modelos e influenciadoras dadas ao “Elas no Tapete Vermelho” há dois anos, que mostram como ainda vivemos numa “ditadura” na hora de se vestir. Há também mentiras que atingem todas as silhuetas. Reveja as dicas. Você acredita em alguma delas?

1 – ”Mulher gorda não pode usar roupa branca, porque engorda”.

A influenciadora e empresária plus size e aceleradora de negócios Dani Rudz lembrou que essa história de roupa branca engordar é uma das principais mentiras fashion. “A montagem de um look depende das peças que você escolhe, do caimento e da proporção com que você monta o look. E a mulher gorda pode e deve usar branco sempre que quiser e puder”, disse. Em recente publicação no Instagram, com esse look acima, ela escreveu: “O branco no look da mulher de corpo tido como “não padrão” foi por muito tempo um vilão e tido como proibido! E eu fico muito feliz que estejamos tomando pra nós as decisões sobre os nossos corpos, escolhendo o que gostamos e queremos vestir. Você já fez as pazes com o branco? Já tentou?”

2 – ”Gorda só pode usar roupas mais largas”

Essa é uma das frases ouvidas mais ouvidas pelas plus size. “Mulheres gordas podem usar peças que valorizam seus corpos se assim quiserem”, afirma Rudz. A modelo Raphaella Tratske também pensa assim. “Muito se fala sobre roupas largas para esconder, mas eu acho que com o styling certo, a peça oversize pode levantar o look. Algo que antes era visto como roupa para se esconder, hoje vem para dar a possibilidade de brincar com volumes – e chama a atenção!” E completa: “Por que passar despercebida, se posso estar confortável e estilosa ao mesmo tempo?”

3 – ”Mulher gorda não deveria usar blusas com alcinhas”

Segundo Dani Rudz, essa é outra mentira já arraigada no inconsciente coletivo. “Alcinhas são democráticas e devem ser usados por todos os tipos de corpos. Mas se você não se sente bem usando só uma alcinha, pode colocá-la por cima de uma t-shirt básica”, aconselha.

4 – Nude é bege?

Sapatos nude de Christian Louboutin (Foto: Divulgação)
Sapatos nude de Christian Louboutin (Foto: Divulgação)

Além das mentiras para as plus size, há outras que também pegam na diversidade. Nude, por exemplo, não é bege, assim como o tom conhecido cor-de-pele também não é bege. Como os nomes dizem, nude e cor-de-pele são das cores das peles da pessoa que usa. Uma pessoa de etnia amarela tem a pele mais amarelada, os negros tem a tez marrom. Então as gamas de nude vão do amarelo, passando por rosados, beges mais claros e mais escuros, até chegar ao marrom.

5 – Brilho é só para noite?

Larissa Manoela (Foto: @larissamanoela/Instagram/Reprodução)
Larissa Manoela (Foto: @larissamanoela/Instagram/Reprodução)

Ainda há quem acredite nesta falácia. Já foi provado e comprovado que o brilho cabe em todas as horas do dia e em todos os ambientes. Claro que é necessário bom senso para saber a intensidade e o tipo de roupa para usar em cada lugar. Um vestido longo todo brilhante não é para ir ao trabalho, mas detalhes brilhantes sofisticam qualquer look. Larissa Manoela apostou na  blusa regata com capuz repleta de pequenos paetês prateados. Completou com saia jeans, que é despojado e não sai de moda.

Com informações de matérias publicadas dia 1º de abril de 2021 e dia 1º de abril de 2023. 

 

 

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui