Franja, Costanza, grifes de luxo, anos 80: o figurino de Vale Tudo

O mistério acaba hoje (31 de março). Ou melhor, começa hoje. Afinal, estreia o aguardado remake de “Vale Tudo”, cuja primeira versão passou em 1988/1989 e parou o Brasil com a pergunta “Quem Matou Odete Roitman”. Com um elenco de peso, como Taís Araújo, Paolla Oliveira, Carolina Dieckmann, Alice Wegman, Bella Campos e muito mais, os personagens bons e os vilões voltam a entrar na sua casa toda noite.

Odete Roitman/Débora Bloch (Foto: Rudy Huhold/Tv Globo/Divulgação)
Odete Roitman/Débora Bloch (Foto: Rudy Huhold/Tv Globo/Divulgação)

E como será o figurino de algumas dessas personagens. Bom, Deborah Bloch como Odete Roitman já chegou chegando, com bolsa de grife de R$ 25 mil, em sua primeira cena, que faz parte do trailler da novela. “Avisa que Odete Roitman chegou”, disse. Mas ela só chegará mesmo no capítulo 24 da novela, que vai ao ar dia 26 de abril, data escolhida para celebrar os 60 anos da TV Globo.

Parte do elenco de Vale Tudo (Foto: Fábio Rocha/TV Globo/Divulgação)
Parte do elenco de Vale Tudo (Foto: Fábio Rocha/TV Globo/Divulgação)

E se a primeira versão passou no fim dos anos 1980, alguns produções também farão referência àquela década, como o corte de cabelo com franjinha e tiara da personagem Solange Duprat, vivida por Alice Wegmann na versão atual. O corte de cabelo e o acessório também marcaram presença na versão original, quando foi interpretada por Lídia Brondi.

Solange/Alice Wegmann) e Afonso Roitman/Humberto Carrão (Foto: Fábio Rocha/TV Globo/Divulgação)
Solange/Alice Wegmann) e Afonso Roitman/Humberto Carrão (Foto: Fábio Rocha/TV Globo/Divulgação)

“‘Vale Tudo’ é uma novela bem contemporânea, mas preparamos algumas entregas gostosas para os fãs que já conhecem a trama, muito focadas em cada personagem, como as ombreiras que a Odete usa, e os laços e arcos da Solange, que continuam sendo tendência. Vamos ter esse leve sabor vintage”, disse Marie Salles, figurinista da novela, no material de divulgação.

“Vamos trazer os anos 80, mas com uma releitura, com uma cara mais atual”, contou Marcelo Dias, que com Rosemary Paiva, é responsável pela caracterização da novela. “’Vale Tudo’, nos anos 80, trouxe muita coisa de moda, de tendência, e, agora, com essa nova versão, a gente vê que as coisas estão voltando”, completa Rosemary.

Bastidores da chegada de Odete Roitman, com a bolsa Valentino (Foto: Estevam Avellar/TV Globo/Divulgação)
Bastidores da chegada de Odete Roitman, com a bolsa Valentino (Foto: Estevam Avellar/TV Globo/Divulgação)

De acordo com o material divulgação, a novela mergulhou em diversas referências para compor os diferentes núcleos da trama. Para a criação dos Roitman, que seguem o conceito quiet luxury, estilo de vida e tendência da moda que valoriza a qualidade e a discrição, Marie conta que se inspirou em séries internacionais, como “Industry” e “Sucession” e o filme “Anatomia de Um Escândalo”. Já para compor o Marco Aurélio, personagem de Alexandre Nero, e a TCA (empresa de aviação do Grupo Almeida Roitman), foi o filme “Wall Street – Poder e Cobiça”, com Michael Douglas.

Odete Roitman/Débora Bloch (Foto: Rudy Huhold/Tv Globo/Divulgação)
Odete Roitman/Débora Bloch (Foto: Rudy Huhold/Tv Globo/Divulgação)

Odete Roitman, interpretada por Débora Bloch, segundo o release da TV Globo, exigiu um minucioso estudo de toda a equipe de figurino e caracterização. “A gente estudou muitas mulheres fortes e personagens marcantes, desde a Miranda, de ‘O Diabo Veste Prada’, passando por Costanza Pascolato, Carolina Herrera, até Catherine Deneuve, mas a grande referência é a própria Odete Roitman. Pelo texto da Manuela, a gente consegue entender essa personalidade e imprimir na roupa que ela veste e joias que usa”, disse Marie.

Odete Roitman (Foto: Estevam Avellar/TV Globo/Divulgação)
Odete Roitman (Foto: Estevam Avellar/TV Globo/Divulgação)

A equipe de caracterização e figurino mergulhou fundo no perfil psicológico de Odete Roitman e testou diversas perucas para entender o que funcionaria melhor na Débora Bloch. Rosemary conta que o loiro tinha sido uma cor descartada para a personagem, mas, ao longo do processo, voltou a ser considerado. “Queríamos ela fria, para ajudar na imagem de cruel da Odete. Essa construção é muito orgânica e, às vezes, nos surpreende”.

Para compor o guarda-roupa da personagem, Marie recorreu a brechós de luxo em São Paulo, além de contar com a parceria de estilistas brasileiros, como Alexandre Herchcovitch, Mateus Cardoso, Sandro Barros e Vitor Zerbinato, que fizeram looks exclusivos para a Odete de Débora Bloch. A vilã usará desde peças vintage de marcas de luxo, como Valentino e Christian Dior, até itens garimpados de outras marcas nacionais e internacionais. A personagem também usará réplicas de joias Isabella Blanco, Dassa Danna, entre outras joalherias, além de uma bolsa Prada. Na primeira cena em que ela aparece, descendo de um helicóptero, a personagem usa bolsa Valentino, que está à venda no site Farfetch do Brasil por R$ 25 mil.

Solange

Na trama, uma outra personagem que usará quase que exclusivamente roupas de brechó é a Solange. “Ela é muito ligada ao meio ambiente, à sustentabilidade. Com essas características, a gente achou bacana fazer uma personagem que usa 90% das peças de segunda mão. As roupas dela foram compradas em brechós, tanto de luxo como de igrejas, feiras. Ela tem um pouco de tudo, é uma roupa bem ressignificada”, revelou Marie.

Maria de Fátima

Em entrevista ao site F5, da Folha de São Paulo, Marie contou que a vilã Maria de Fátima, vivida por Bella Campos, terá dois tempos. Primeiro em Foz do Iguaçu, onde já aparece “um tom acima”, e outro no Rio de Janeiro, para onde vai após dar um golpe na mãe Raquel (Taís Araújo). “Quando ela vai para o Rio e toma uma banho de loja com roupas caras e de boa qualidade, nosso ponto de partida foi o trench coat [casaco] verde limão que ela usa para entrar no Copacabana Palace. A partir daí, essa cor é um fio condutor para algumas roupas de Fátima”, revelou na entrevista.

Heleninha Roitmann

Outra personagem marcante da novela é Heleninha Roitmann, que será vivida por Paolla Oliveira, que enfrenta problemas de alcoolismo e falta de crédito em si mesma, Marie disse que ela se esconderá sob as roupas. “Normalmente, está com um casaco, uma camisa por cima da roupa. Ela quase sempre usa uma terceira peça, e também tecidos fluidos e moles com uma paleta clássica de caramelo, azul marinho, verde e vermelho escuro”, contou na entrevista.

César Ribeiro

O mau-caráter César Ribeiro, vivido por Cauã Reymond, tem um figurino que condiz com seu personagem. “As chamadas das novelas estão surgindo, e confesso que essa me pega de jeito! Estou apaixonada pelo figurino do César, que traz uma mistura ousada e intrigante, meio pop, meio David Lynch. A criação desse look teve que ser assertiva, e fico feliz que Cauã tenha abraçado a ideia. É fácil imaginar César cantando Take On Me (da banda noruegues A-Ha) no banheiro, assistindo Clube da Luta, e caminhando pela praia de sunga branca. Enfim, só um spoiler de uma jornada de construção de figurino que foi bem linda!”, disse Marie Salles em suas redes socias, na legenda da chamada em que o personagem aparece com uma jaqueta verde, camisetas regatas e de bandas.

 

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui