Chegamos ao outono 2025. E a contar pelas tendências das passarelas e de famosas, dá para dizer que o minimalismo tem cedido cada vez mais lugar ao maximalismo. Não que isso seja novidade, afinal a Geração Z, aquela que nasceu entre 1997 e 2012, já incorporou o estilo oversized em suas roupas e parece não estar disposta a usar roupas justas, como a calça skinny, considerada um hábito “cringe” dos millennials, a geração anterior, nascida de 1981 a 1996.

E as passarelas sabem disso muito bem. Tanto que nos últimos desfiles internacionais, várias grifes apostaram na modelagem mais larga, seja no look inteiro ou em algumas peças: casacos, vestidos, blusas, jaquetas, por exemplo. Mas as silhuetas amplas não conquistam apenas os mais jovens. A tendência tem sido usada e explorada por nomes como Sabrina Sato, Adriane Galisteu, Agatha Moreira, Bruna Marquezine, que nasceu em 1995, e Sasha, essa sim, nascida em 1998, já pertencente à Geração Z.
Adriane Galisteu

Adriane Galisteu apostou na saia oversized preta, combinando com camisa branca e suéter vermelho em recente viagem a Paris. Conforto e sobreposição perfeitos para temperaturas mais baixas.
Terno oversized

Sasha, Agatha Moreira e Bruna Marquezine adotaram o terno grandão em eventos: conforto e elegância ao mesmo tempo. As três já anteciparam a tendência, pois usaram os looks em 2024, mas continuam perfeitos para o outono atual.
Casacos

Os casacos compridos e largos também entram na onda maximalista, como provam a Hermès (na foto à esquerda, a modelo brasileira Larissa Moraes), Chloé e Louis Vuitton. As modelagens podem ser de alfaiataria, largas e com pele e até em estilo de manta, como sugerem as grifes.
Vestidos

Os vestidos largos e confortáveis, com um quê de boho chic, são peças-chave para o outono. A brasileira Larissa Moraes desfila para a Chloé, com direito a estola de pele, e Balenciaga, exibindo estampa de poás, outra aposta para a estação. Sabrina Sato mostra look marrom, cor tendência absoluta. Todos livres, leves e soltos.
Saias

As saias bem volumosas foram vistas na YSL (as duas fotos da esquerda) e na Louis Vuitton (as duas da direita), ora com dorso mais seco, como blusa tipo camisola ou regtata, ora com peças oversized, como jaquetas e blusas.
Ombreiras

Um retorno à silhueta anos 1980, com ombreiras enormes, foi uma das apostas da YSL para os desfiles de outono-inverno. Os modelos se afunilam em direção à barra. E para enfrentar o frio, meias-calças, que também traz vibe oitentista.