Demna Gvasalia na Gucci: relembre 8 polêmicas na Balenciaga

O mundo das grandes grifes da moda está girando como uma roda-gigante descontrolada, Nesta quinta-feira (13), duas notícias bombásticas vieram a público. A saída da direção criativa de Donatella Versace, da grife que leva seu sobrenome, e a ida de para a Gucci. O estilista georginano, que chegou à França como refugiado, criou com o irmão Guram, em 2014, a Vetements, grife que mudou a percepção do que era glamour, com suas roupas de modelagem enormes e descontruídas. Quase uma antimoda.

Demna Gvasalia (foto: Reprodução/Instagram)
Demna Gvasalia (foto: Reprodução/Instagram)

Demna colocou a a Belenciaga de volta aos holofotes, a partir de coleção de estreia na grife, para a coleção inverno 2016/2017, apresentada em março de 2016, usando referências criadas pelo fundador, o espanhol Cristóbal Balenciaga, em peças de streetwear. Um exemplo: a silhueta cocoon transportada para jaquetas com ombros caídos, além de volumes arredonados em peças de alfaiataria.

Kim Kardashian de Balenciaga (Foto: E! Entertainment/Divulgação)
Kim Kardashian usa Balenciga no Met Gala de 2021 (Foto: E! Entertainment/Divulgação)

Mas a notícia da escolha de seu nome não foi assim tão bem aceita pelo mercado. As ações da Gucci caíram 10% na manhã desta sexta-feira (14), em Paris. A grife italiana vinha acumulando perdas ao longo dos últimos anos. Só no quarto trimeste de 2024, amargou uma queda de 24% das receitas. Em termos anuais, a marca centenária viu suas ações despencaram 40%, contra um índice de 6% de queda no setor.

Depois de ter tido nomes como Tom Ford, entre 1994 e 2004, período conhecido como uma renascimento da marca; Alessandro Michele, entre 2015 e 2022 à frente do departamento de criação, mas como funcionário da casa por 20 anos; e, por último, Sabato De Sarno, com menos de dois anos no cargo, a Gucci tenta voltar aos patamares antigos com a contratação de Demna.

Tênis Paris Balenciaga (Foto: Reprodução/Instagram/@demnagram)
Tênis Paris Balenciaga (Foto: Reprodução/Instagram/@demnagram)

Se a escolha foi certa ou não, o tempo dirá. De qualquer forma, se Demna deu ares novos à Balenciaga, também deixa um rastro de polêmicas, seja em criações e em campanhas, incluindo a que associou a grife à pedofilia, em 2022. Além da campanha, separamos 7 itens controversos lançados pela marca sob a batuta do diretor criativo tido até como subversivo. Mas ainda não acabou. O último desfile de Demna para a Balenciaga acontecerá em julho, durante a semana de alta-costura de Paris.

 

Acusação de pedofilia

Uma das fotos da campanha de Balenciaga (o rosto da criança foi cortado para não expô-la) - Reprodução
Uma das fotos da campanha de Balenciaga (o rosto da criança foi cortado para não expô-la) – Reprodução

Em novembro de 2022, uma campanha da Balenciaga mostrou fotos em que crianças apareciam seguravam ursinhos vestidos com roupas sadomasoquistas e, em outra campanha, papéis com sentença da Suprema Corte americana sobre atitudes pedófilas. Logo depois que famosos, como Kim Kardashian, foram a público condenar atitude, a grife publicou um comunicado dizendo que “tinha total responsabilidade” sobre o fato e fazendo mea culpa sobre o ocorrido.

Para tentar reverter o estrago que tais episódios causaram na imagem da empresa, a direção da grife disse quais atitudes estavam sendo tomadas enquanto as “investigações internas e externas estão em andamento”. Confira o que diz o texto: “Estamos tomando as seguintes ações: Estamos revisando de perto nossa organização e formas coletivas de trabalho. Estamos reforçando as estruturas dos nossos processos criativos e etpas de validação. Queremos garantir que novos controles evitem que isso aconteça novamente. Estamos preparando bases com organizações especializadas em proteção infantil e que visam acabar com o abuso e a exploração infantil”, afirmou.

Por fim, a empresa disse: “Queremos aprender com nossos erros e identificar como podemos contribuir. A Balenciaga reitera suas sinceras desculpar pela ofensa que causamos”. A grife tirou a campanha do ar logo após a polêmica e já havia pedido desculpas em outro comunicado, dando a entender que a culpa era do fotógrafo e dos envolvidos na produção das fotos.

Tênis destruído

Tênis Paris Balenciaga (Foto: Reprodução/Instagram/@demnagram)
Tênis Paris Balenciaga (Foto: Reprodução/Instagram/@demnagram)

Em maio de 2022, o mundo fashion veio abaixo após o anúncio do Balenciaga Paris Sneaker, tênis com aspecto totalmente destruído que custava até US$ 1,8 mil, cerca de  R$ 10,4 mil na cotação atual. Segundo comunicado do perfil Demnagran, alimentado pelo estilista Demna Gvasalia, os tênis são destinados a serem usados para toda a vida e teve edição limitada de 100 pares nas versões em preto e branco. Na descrição do produto: “Algodão e borracha totalmente destruídos e rasgos em todo o tecido”? A atitude de marca e do estilista foi questionar a moda, o consumo e a necessidade de sempre comprar, comprar, comprar. Bom, teve quem comprou os tênis pelo valor altíssimo, né?

Tênis Paris Balenciaga (Foto: Reprodução/Instagram/@demnagram)
Tênis Paris Balenciaga (Foto: Reprodução/Instagram/@demnagram)

Bolsa de saco de lixo

Desfile de março de 2022 da Balenciaga com a bolsa saco de lico (Foto: Reprodução)
Desfile de março de 2022 da Balenciaga com a bolsa saco de lico (Foto: Reprodução)

Parece que o compartimento polêmica estava totalmente ligado na cabeçaa de Demna em 2022. Naquele ano, assinou bolsas de saco de lixo, as chamadas Trash Pouch (literalmente, bolsa de lixo), chegaram às lojas físicas em agosto de 2022 por U$1790, o equivalente a R$ 10,3 mil na cotação atual. No desfile, meses antes, as bolsas foram apresentadas por modelos que caminhavam por uma passarela que simulava neve e ventos, lembrando refugiados. O cenário de guerra era uma referência à guerra entre Ucrânia e Russia, que havia começado em fevereiro daquele ano e ainda não terminou. Na época, o diretor criativo disse: “Eu não podia perder a oportunidade de fazer o saco de lixo mais caro do mundo. Afinal, quem não gosta de um escândalo de moda?”

Look feito com fita adesiva

A modelo Awar Odhiang e Kim Kardashian com look Balenciaga (Fotos: Reprodução/Instagram)
A modelo Awar Odhiang e Kim Kardashian com look Balenciaga (Fotos: Reprodução/Instagram)

Na mesma apresentação das bolsas de saco de lixo, o estilista também criou mais uma polêmica. Tanto no desfile, com a modelo Awar Odhiang, quanto na plateia, com Kim Kardashian, foram apresentados looks feitos na hora com fita adesiva que envolveram as duas sobre um macacão justo cor da pele. A produção gerou memes e levou a chamada logotipia – os logotipos impressos nas roupas – à última instância.

Bracelete de fita adesiva

No desfile de março de 2024, um dos itens que chamou a atenção foi a pulseira de fita adesiva. Nas redes sociais, foi publicado que custava 3 mil euros, algo em torno de R$ 18,7 mil na cotação atual. Será que teve quem comprou?

Saia de toalha

Saia toalha da Balenciaga (Foto: Reprodução)
Saia toalha da Balenciaga (Foto: Reprodução)

Não, não foi brincadeira. Para a coleção resort 2024, a grife lançou a “towel skirt” ou saia de toalha, cujo nome já diz tudo, por US$ 925 (cerca de R$ 5,36 mil, na cotação atual).

Crocs de salto

Crocs de salto (Foto: Reprodução)
Crocs de salto (Foto: Reprodução)

O crocs por si só já é um item controverso. Colocar salto é elevar a polêmica à máxima potência. E foi isso que fez a Balenciaga pelas mão de Demna lançada em 2021, em plena pandemia, para a coleção primavera-verão 2022.

Face shields

Kim Kardashian (Foto: E! Entertainment/Divulgação)
Kim Kardashian (Foto: E! Entertainment/Divulgação)

O look de Kim Kardashian para o Met Gala de 2021 apareceu coberta dos pés à cabeça com look todo preto. O look deu vez à máscaras faciais inteiriças, chamada face shields, que também causou burburinho no mundo fashion.

Troca-troca na Versace

Donatella Versace anunciou sua saída do cargo de diretora criativa da Versace nesta quinta-feira (13), marcando o fim de uma era. Após três décadas à frente da marca, ela passará o bastão para Dario Vitale, que assume com uma nova visão. “Foi a maior honra da minha vida continuar o legado do meu irmão Gianni. Ele era o verdadeiro gênio, mas espero ter um pouco do seu espírito”, disse Donatella, que agora assume o papel de Embaixadora Global da Marca. “A Versace está no meu DNA e sempre estará no meu coração”, completou. Com Dario Vitale no comando, a marca promete renovação, mantendo viva a essência que a tornou um ícone da moda. “No meu novo papel como Embaixadora da Marca, continuarei a ser a apoiadora mais apaixonada da Versace. Versace está no meu DNA e sempre no meu coração”, escreveu nas redes sociais.

 

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