A bolsa Brooklin, da marca norte-america Coach, lidera a lista de produtos mais buscados na internet no último trimestre de 2024, de acordo com ranking do site Lyst, que a cada três meses, publica o Lyst Index, com marcas e produtos mais buscados na moda. O produto, que viralizou no Tik Tok, dependendo do tamanho, custa R$ 2.168 (o modelo menor), no site da Coach no Brasil; a R$ 7.427, o modelo grande, na loja online Farfetch. Na mesma pesquisa, Miu Miu ficou em primeiro lugar entre as marcas mais “quentes” do trimestre.
A bolsa Brooklyn é feita em couro granulado ou camurça, foi lançada no verão 2024 no Hemisfério Norte e também ficou na primeira colocação na lista divulgada no terceiro semestre do anos passado pela Lyst. Entre as famosas que aderiram ao design simples e minimalista do acessório, mas eficiente em relação à praticidade, está a modelo Bella Hadid.
O site publicou a relação com os 10 produtos mais buscados e com as marcas mais em alta entre os consumidores de forma global. A fórmula por trás do Lyst Index, de acordo com o site, leva em conta o comportamento dos 200 milhões consumidores anuais da Lyst, incluindo pesquisas dentro e fora da plataforma, visualizações de produtos e vendas. Para rastrear a temperatura de buscas da marca e do produto, a fórmula também incorpora menções de mídia social, atividade e estatísticas de engajamento em todo o mundo, ao longo de um período de três meses.
Os demais produtos listados no ranking são as botas ultra míni clássica da UGG (2º); a jaqueta de fleece da Miu Miu (3º); o pingente para bolsa Cherry, da Coach (4º); o suéter de cashmere da Cos (5º); o blazer tipo vestido acinturado da Wardrobe NYC (6º); a jaqueta 2000 Retro Nupset, da Skims x The North Face (7º); o casaco da Charlotte Simone (8º); o cardigã Ada, da marca &Daughter (9º); e o mocassim Penny, da marca Massimo Dutty (10º).
Entre as análises da plataforma Lyst, está o fato de os consumidores, principalmente da Geração Z, buscarem design elegante e limpo em todas as faixas de preço, seguindo a tendência que veio a reboque do chamado “quiet luxury” ou luxo discreto. O site dá como exemplo o suéter de cashmere da marca Cos, linha minimalista que pertence ao grupo H&M, inspirado na peça da marca de luxo The Row. Ao lado desse minimalismo, a plataforma aponta um aumento de 77% nas pesquisas por pingentes de bolsas, objetos que dão um toque personalizado às peças. Daí, o acessório Cherry, da Coach, estar em quarto lugar.
Marcas mais quentes
Segundo a The Lyst Index, 2024 foi o ano da Miu Miu. A a marca conquistou o primeiro lugar em três dos últimos quatro trimestres ( deslocada apenas pela Loewe no Q2 ). A marca irmã da Prada também permaneceu no Top 3 durante todo o ano, enquanto a Saint Laurent tem subido constantemente no Top 5. “Enquanto isso, o resto da tabela continua a embaralhar enquanto os fãs de moda reavaliam o valor das marcas de luxo e (re)descobrem marcas e tendências mais acessíveis”, escreveu a plataforma. Este trimestre dois novos integrantes do Top 10 apareceram: a UGG e a Cos.