O prêmio de melhor atriz do Globo de Ouro recebido por Fernanda Torres, por seu papel como Eunice Paiva, em “Ainda Estou Aqui”, transcendeu o trabalho dela no filme. O seu discurso emocionado, homenageando inclusive sua mãe, Fernanda Montenegro; o tema do filme, que fala do desaparecimento do marido da personagem, Rubens Paiva, preso e morto durante a ditadura; sua cara de surpresa ao escutar seu nome anunciado por Viola Davis, e, decididamente, seu look preto e poderoso viraram assunto no Brasil e em várias partes do mundo.
Nas redes sociais, segundo levantamento da consultoria de dados e insigths da Timelens, logo após o anúncio de seu nome como a primeira brasileira a ganhar o prêmio, a reação foi instantânea. De acordo com a empresa, os assuntos mais comentados foram “Orgulho Nacional” (26%); “Marco Histórico” (25%), “Ditadura Militar” (23%) e “Clima de Copa do Mundo” (12%).
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A estatueta se tornou trend topic nas redes sociais, e as buscas pelo nome da atriz neste mês, em relação aos últimos 20 anos no Google, foram 30% maiores. Já sobre o Globo de Ouro, a procura pelo assunto cresceu 40% durante o período. “Não há como negar que se trata de um fato histórico na nossa trajetória enquanto brasileiros e as redes sociais também sentiram essa emoção. Os dados revelam uma necessidade ainda maior de representantes brasileiros neste tipo de premiação global”, explicou Renato Dolci, diretor de Dados e Analytics da Timelens, em material de divulgação da empresa.
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O filme e a atuação dramática e contida de Fernanda Torres, que nos acostumou a vê-la como comediante em “Os Normais” e “Tapas & Beijos”, teve sua continuidade também nos tapetes vermelhos e na estratégia de usar looks também contidos e minimalistas. O stylist Antonio Frajado revelou ao Portal Terra, em entrevista ao jornalista Reginaldo Tomaz, que “a escolha do look foi apenas a continuação de uma estratégia estética já estabelecida antes da campanha do filme ‘Ainda Estou Aqui’ começar.” Segundo ele, a ideia inicial da atriz era usar peças simples e elegantes, que não roubassem a cena da história que estava sendo contada. Uma opção que só reforçou a força que uma imagem pode ter.
Sem saber dessa estratégia, nós, do “Elas no Tapete Vermelho”, já havíamos detectado que Fernanda Torres estava seguindo o caminho da elegância sutil e minimalista nos tapetes vermelhos e nas pré-estreias do filme mundo afora. Em 24 de outubro, publicamos texto sobre seu estilo. “A contar pelos looks usados pela atriz nas premières do filme, seja em Cannes (França), em Londres, nos Estados Unidos, Canadá ou no Brasil, o Oscar de elegância sutil vai para a filha de Fernanda Montenegro”, escrevemos na ocasião.
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“A atriz aposta em looks com modelagem minimalista, em geral monocromáticos ou em preto e branco. Com pouca maquiagem e cabelos quase naturais, Fernanda prova que não é preciso exagero para estar elegante”, explicamos no texto em questão. E se em Cannes, ela elegeu vestido azul-marinho do brasileiro Alexandre Herchcovitch, no Globo de Ouro, apostou no preto mais do que sofisticado, do belga Olivier Theyskens, adaptado para ela, que queria menos transparência e que chegou às mãos do stylist dois dias antes do evento, como Frajado revelou na entrevista ao Terra. O preto fechado na frente, mais do que elegante, trazia decote nas costas e fendas profundas. Brincos e aneis do designer brasileiro Fernando Jorge, completaram o look, com cabelos penteados para trás e make sem exageros.
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A neurocientista Cati de Castro revelou em entrevista ao “Elas no Tapete Vermelho” em 2021 que em apenas 2,5 segundos, o cérebro decide se sua imagem passa credibilidade ou confiança. “Isso pode aproximar ou afastar seu interlocutor, caso acredite que você representa perigo”, afirmou. E acrescentou: “Não importa quantas formações técnicas você tenha, o quanto está preparado. O cérebro vai julgar a imagem.” Daí, segundo ela, a importância de criar um dress code tático específico à sua profissão ou à ocasião.
“O cérebro presta atenção em apenas 7% do que estamos falando. Toda a outra parte é imagem e linguagem corporal. Ele vai buscar sempre conforto. E, de uma maneira muito veloz, decide se confia em você ou não”, explicou a especialista, que trabalhou no âmbito militar e civil em entidades como a ONU, entre outras.
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Resumo da ópera: a estratégia traçada por Fernanda e seu personal stylist é corretíssima. Nós conhecemos Fernandinha, Fernandona há muitos anos. Conhecemos o estilo de ambas quando não estão em seus papéis de TV, cinema ou teatro. E agora o mundo está conhecendo Fernanda Torres além de Eunice. A personagem é importante, mas a atriz mostra que vai muito além dessa obra. E, sim, nós confiamos em você. Que venha mais prêmios e, quem sabe, a indicação para o Oscar.