Nesta semana duas influenciadoras nada discretas pelos seus posts com roupas caríssimas publicaram em suas redes sociais a aquisição de bolsas caríssimas, com preços inalcansáveis para a maioria da população brasileira e mundial. Virgínia, com o modelo Hermès Birkin Picnic 25 Limited Edition; e Malu Borges, com o modelo Niki, supergrande, da Yves Saint Laurent. Cada uma delas custa cerca de R$ 250 mil. Modelo similar ao da Vírgínia pode chegar a quase R$ 500 mil.
Mas por que tanto exibicionismo nas redes sociais? Não sei para vocês, mas para mim, que trabalho com moda há tantos anos, ainda me causa espanto a “deselegância” de ostentar tanto para tanta gente que têm tão pouco. Afinal, os milhões de seguidores de cada uma (Vírgínia tem mais de 50 milhões e Malu Borges, 2,6 milhões, só no Instagram) não precisam levar “tapas na cara” como esses. Ah, não, elas não falaram o preço das peças, mas quem quer saber vai atrás e vê.
Fez bem o também influenciador e ex-Fazenda Rico Melquiades mostrar que é possível adquirir um modelo parecido ao de Virgínia, no Pavilhão do Artesanato, em Maceió (AL), por R$ 120. Pode ter outro modo de confeccção ou materiais mais simples, mas o efeito no look é praticamente o mesmo. “Ela tem o dinheiro dela e pode comprar o que quiser. Não estou julgando. Mas eu não tenho coragem de gastar meu dinheiro suado numa bolsa assim”, disse o campeão de “A Fazenda 13”, em outro vídeo, após ter viralizado o que ele postou no mercado de artesanato.
Ok, concordo, cada uma gasta como quer, mas precisa esfregar isso na nossa cara? Para muita gente, sim, precisa, porque é uma forma de mostrar que é rica e que pode se “mimar”, como disse Virgínia, do jeito que quiser. O “mimo” da mulher de Zé Felipe e apresentadora do SBT é rara, uma variação da cobiçada Hermés Birkin inteira de couro, também caríssima. De vime e detalhes de couro, a Hermés tem ainda a Straw Z Stamp Kelly Picnic 35 Handbag, variação da mesma linha de vime, com detalhes diferentes.
A Hermés não tem em sua loja online o modelo à venda, porque quer alcançar exatamente esse efeito de exclusividade, ou seja, “só para os raros” clientes da marca, que têm um histórico de compra e relacionamento com a luxuosíssima grife francesa, precisando ficar muito tempo na fila para conseguir um exemplar. Vírginia deve ter conseguido seu exemplar por meios de intermediários, de clientes que conseguem comprar e revender as peças ou por “méritos próprios”, já que possui outras bolsas da marca.
Malu Borges
Para Malu Borges foi mais fácil a aquisição. A bolsa está disponível no site da YSL (Yves Saint Laurent) por US$ 40 mil, comprando nos Estados Unidos. Na conversão, algo em torno de R$ 240 mil, sem contar as taxas de importação. Enorme, o que tem se configurado uma tendência, a bolsa é feita de penas de viscose silk, derivada da celulose de árvores como pinheiro, eucalipto ou bambu, e algodão. O forro é de seda.
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No vídeo postado nas redes sociais, Malu Borges não fala nada, apenas reage ao gritos ao ver que sua encomenda chegou, enquanto vai retirando da embalagem. “Se estiver em lugar público…ativa o silencioso aí 🔕🔕🔕. Fico com ela ou passo?”, escreveu na legenda. Ou seja, não se sabe se ela comprou ou ganhou da marca, já que é uma das influenciadoras com muito engajamento no Brasil. Se eu fosse ela, rifava e doava o dinheiro para ajudar crianças necessitadas Brasil e mundo afora.
Afinal, para que ostentar tanta riqueza, na frente de um closet cheio de mais peças grifadas? As peças podem ser trend, mas a gente não precisa dessa deselegância em ostentar tanto. E você, o que acha disso tudo: do preço das bolsas, da atitude das influencidaoras?