O São Paulo Fashion Week (SPFW) voltará a acontecer no Parque Ibirapuera, entre os dias 16 e 21 de outubro, e homenageará a jornalista, editora e diretora criativa Regina Guerreiro, em sua 58ª edição. Não será sob as marquises do espaço, onde tudo começou em 1996, nem no prédio da Bienal, mas no Pavilhão das Culturas Brasileiras, além de ter desfiles no Shopping Iguatemi e em locações espalhadas por São Paulo.
O tema do evento, às vésperas de completar 30 anos, com direção criativa de Paulo Borges, será “As Joias da Rainha”. A curadoria desta edição do SPFW está a cargo de Renato de Cara, jornalista por formação e curador de arte. “Convidado para pensar uma curadoria de artes visuais que fizesse sentido para homenagear Regina Guerreiro, pensei imediatamente na suntuosidade de outras majestades, onde a ousadia e autenticidade permitem o deboche e as construções inusitadas que a moda adora, se alimenta e se apropria”, explica Renato.
Ver essa foto no Instagram
Regina Guerreiro tem 84 anos (completados dia 18 de maio) pisou pela primeira vez numa redação há 60 anos. De lá para cá, criou um estilo seguido até hoje em editoriais, com produções suntuosas e diferentes. “O nome quer dizer rainha. Na vida teimosia e ousadia. A memória conta a história de muitas ideias, do que viu e criou, um jeito de contar moda que não existia. Das experiências, joias. Do que está por vir, novos olhares, interpretações”, explica o material de divulgação do evento. O texto continua: “Criadora, visionária, dona de uma ironia refinada, lapidada em imagens e textos que provocam e apontam caminhos e reviravoltas, com ela o futuro chega embutido no passado.
Ver essa foto no Instagram
“Ontem: Paixão fulminante!! A tal da MODA me seduziu e passei minha vida falando dela. Hoje: Emoção tipo “explode coração”. O SPFW Memória lembrando e falando de mim”, celebra Regina. “O São Paulo Fashion Week celebra a importância da memória para o reconhecimento da história recente da moda brasileira e fortalecimento da mesma enquanto coletivo”, afirma o material de divulgação do SPFW, às vesperas de completar o ciclo de 30 anos. Lembrando que Paulo Borges começou sua carreira no mundo da moda nos anos 1980, como produtor de moda justamente com Regina Guerreiro, na Vogue Brasil.