Até 20 e poucos anos, altura mínima de 1,75 m, quadril de 90 cm… Esses eram alguns dos quesitos comuns em concursos de beleza. Mas o cenário está mudando! Prova disso é que a edição de 2024 do The Look of The Year, concurso que revelou Gisele Bündchen em 1994, não contará mais com limite de idade. E já havia abolido medidas corporais como pré-requisitos.
O único detalhe é que os candidatos tenham ao menos 16 anos completos, idade mínima estipulada pela legislação para início no mercado de modelos profissionais.
“Desde os anos 90, trabalho como agente de modelos e me recordo que as mulheres naquela época tinham prazo de validade. Perto dos 30 anos, a carreira na moda acabava. Se você tivesse filhos ou se casasse, também acabava. O mercado via a modelo como uma pessoa que não deveria ter outros compromissos além da moda. Ser uma mulher independente nos anos 90 incluía abrir mão de espaços”, relembra Liliana Gomes, empresária de top models e diretora do concurso no Brasil.
“Antes de ser agente, eu trabalhei como modelo. Me lembro que uma agente internacional me viu quando eu tinha 26 anos e ficou na dúvida se me levava para uma oportunidade em Milão porque achava que eu estava muito velha. Então, era assim, as meninas que depois dos 25 anos não haviam feito sucesso, estavam perdidas dentro do mercado. Era tudo muito engessado numa figura humana quase impossível de ser, sempre dentro de medidas, padrões e estéticas que traziam sofrimento e dificuldades”, acrescentou.
Liliana seguiu sua refleção sobre a evolução do mercado e da própria sociedade. “As mulheres hoje, com 60 anos ou mais, estão no mercado de trabalho. Com 70 anos, seguem tendo suas carreiras. Não conseguem se ver representadas por meninas de 20. Precisam ter uma mulher mais adulta representando aquilo que elas são. Estamos vivendo uma época onde as pessoas vivem mais, não se colocam numa posição de dizer ‘não consumo mais, estou velha’. Estamos vivendo uma época onde a idade é um número mas dentro de cada uma permanece um ser humano com expectativas, desejos, que participa da sociedade, da moda, do consumo. Mulheres exercendo sua total liberdade e a moda antecipa e reflete os movimentos da sociedade.”
Desde os anos 90, Liliana esteve à frente do The Look of The Year, até então realizado pela extinta agência Elite no Brasil, quando revelou nomes como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Michelle Alves, Raica Oliveira, Ana Beatriz Barros e Carol Ribeiro. O concurso foi reeditado e relançado sob a tutela da JOY Model desde 2013.
As inscrições são totalmente gratuitas, acabam de ser iniciadas e estarão abertas até 30 de outubro por meio do site www.thelookoftheyear.com.br. A final nacional do evento acontecerá em 5 de Dezembro, em São Paulo.