O lançamento do álbum “Cowboy Carter”, em fins de março, por Beyoncé, fez o mundo rever o universo country, que por aqui chamamos sertanejo e, nos Estados Unidos, colocou nos holofotes a inserção dos negros nesse mundo por anos dominado pelos brancos. Antes, em janeiro, o desfile da Louis Vuitton masculino, assinado pelo músico Pharrell Williams, também levou o universo do faroeste às passarelas francesas.
Beyoncé é de Houston, Texas, terra dos caubóis, rodeios e cavalos. E, como a música da cantora nunca vem sozinha, os códigos fashion da vestimenta desse mundo chegaram a galope entre as trends, assim como a alfaiataria refinada da Louis Vuitton se uniu a emblemas ancestrais do Oeste americano pelas mãos de Pharrell (veja trechos do desfile no link abaixo).
Ver essa foto no Instagram
Mas não é só a Louis Vuitton que tem voltado os olhos ao country. A Balmain também. E a cantora já está causando alvoroço com algumas peças da coleção que celebra a diversidade, por muito tempo ignorada, do Oeste americano. No fim de abril, no Japão, Beyoncé exibiu jaqueta preta com franjas ondulantes e um decote profundo, que incorpora o espírito livre e rebelde do caubói americano.
Só para se ter uma ideia da força da cantora, a faixa “Levii’s Jeans”, do novo álbum, fizeram as ações da Levi’s subir 20% no começo de abril. A faixa é um feat com Post Malone e faz diversas referências – até sensuais – aos jeans Levi’s, lançado há mais de 150 justamente durante a corrida do ouro americana no século 19.
Por aqui, nomes como Ana Castela não largam seu estilo com chapéu, franjas e jeans, elementos que a acompanham desde o início de seua recente carreira. Já a apresentadora Adriane Galisteu mistura em “A Fazenda” elementos country e urbanos. Nas passarelas, brasileiras, a trend também tem dado as caras.
Além de GKay, que usou look country para assistir o desfile da Aluf, no SPFW, a influenciadoara Keh Correia também aderiu ao estilo. “É uma fusão entre tradição e modernidade, onde o estilo caubói é reinterpretado de maneira ousada e contemporânea”, afirmou. “Seja através de uma bota western, um cinto com fivela grande ou um chapéu de caubói, há infinitas maneiras de incorporar esse estilo único em seu visual”, disse ela, que tem feito isso em alguns looks, misturando alfaiataria contemporânea, como terninho branco da foto acima.
Entre no clima country
Gosta do estilo? Então inspire-se nos looks de famosas e das passarelas.
Beyoncé
Além da jaqueta Balmain, vista acima, a cantora tem exibido vários outros looks com os códigos do mundo country, ao lançar o álbum “Cowboy Carter”: jeans, fivelas, brilho, couro e, claro, chapéus.
Ana Castela
A cantora sertaneja de 20 anos se lançou na música com looks desse universo, que fazem parte de seu estilo pessoal: os chapéus de boiadeiro, muito jeans, camisas e as botas country.
Adriane Galisteu
A apresentadora adotou o chapéu para o programa “A Fazenda”, além de outros elementos country, como botas, fivela, lenços e jeans, sempre com um toque moderno, urbano e, por vezes, com pitadas de sensualidade.
Gkay
O universo country está chegando a galope ao mundo fashionista, como prova Gkay, com vestido branco acompanhado de chapéu, colar e botas estilo cowboy. O look foi usado para assistir ao desfile da marca Aluf, que abriu a 57ª edição do SPFW, em abril.
Botas revisitadas
O desfile da Silvério, no SPFW, apostou no estilo urbano com botas country de plástico, da Melissa, atualizando o acessório e o estilo sertanejo. Para quem não quer exagerar na trend. A bota usada no desfile foi a transparente, mas há opções ainda no preto, no verde e no bordô com brilho. Custa R$ 559,90.
Franjas
Não dá para falar de looks country sem falar das franjas. A grife Lilly Sarti exibiu vários looks com o enfeite no último SPFW, em prata e dourado, outra trend forte.
Entre no clima country