A Aluf, da diretora criativa Ana Luisa Fernandes, abriu a 57ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) com desfile batizado de “Prosopopéia”, nome do poema de Bento Teixeira, que deu inicio à literatura barroca brasileira. A trilha sonora contou com a presença da Orquestra Sinfônica Heliópolis, criada na favela que a batiza, que embalu a apresentaçã. Na passarela, a atriz Debora Nascimento marcou presença. Na plateia, GKay surgiu com look estilo cowgirl, com direito a chapéu e botas.
Chapéus de vários modelos ponturaram o desfile, que começou com looks monocromáticos, como cru, preto, terrosos e azul-claro, em silhuetas que mesclavam mangas bufantes, luvas, tecidos mais pesados mesclados a outros mais leves.
Flores em 3D, laços e estampas com efeito borrado, em fundo preto, inspiradas nas pinturas do artista barroco holandês Jan Davidsz, também pontuaram a coleção.
Com tanta referência barroca, as roupas, claro, surgiram com detalhes, requinte e dramaticidade que esse estilo de arte desenvolvido no século 17 revelou ao mundo. A guerra de opostos próprio do barroco vinha com os tecidos mais leves em contraposição com outros mais pesados.
Casacos, sobreposições, jacquards com esrampas douradas, drapeados e amarrações pontuaram a coleção, embalada pela orquestra, com direito apresentação de cantora lírica e performance de uma bailarina.
Veja mais fotos do desfile da Aluf