Anitta não teve medo de ousar na festa pós-Oscar da revista Vanity Fair, em Los Angeles, na noite deste domingo (10) e usou vestido da Fendi brilhante deixando os seios à vista. O look chamou a atenção nas redes sociais, com muitos comentários contra e a favor da cantora brasileira. O look lembra um usado por Rihanna, em 2014, no prêmio do CFDA (Council of Fashion Designers of America), em que ganhou como Ícone Fashion do Ano.
O vestido de Anitta é da coleção de alta-costura primavera-verão 2024 da marca italiana. A cantora usou a peça como foi desfilada, ou seja, sem sutiã por baixo e com calcinha nude. Em fotos antes de ir para a festa, Anitta aparece com um casaco branco de pele na mão. Mas foi exatamente o fato não cobrir os seios, deixando mamilo à mostra, que causou controvérsia no post do site Just Jared, do Instagram.
Ver essa foto no Instagram
“Ela não me representa”, escreveu uma das internautas brasileiras no post do site norte-americano. “Desnecessária, apelativa e extremamente vulgar, acredito que é possível usar transparência de formas mais elegante e sem apelação, Florence Pugh é um exemplo do que estou falando, havia transparência no vestido dela, mas exibido de forma elegante”, citou outra.
Já Marina Ruy Barbosa colocou dois emojis nos comentários do post: um de coração e outro de fogo. E teve resposta de outra brasileira: “Marina, infelizmente, não! Gosto do Anitta, mas, lá fora, a mulher brasileira ainda sofre muito por ser esteriotipada pelo corpo. Como uma pessoa pública e, internacionalmente, conhecida, a Anitta pode fazer mais pela imagem da mulher brasileira. Não precisamos ser sensuais o tempo todo, somos mais que isso. Nosso país é mais que isso. Pra mim, ela pode vestir o que quiser, mas, agora, ela tem que lembrar que ela tem uma responsabilidade, ela representa algo. Quando ela se veste dessa forma, as pessoas continuarão a perpetuar a ideia da mulher sensual e, consequentemente, de que o Brasil é um país de turismo s3xual (claro, isso não é culpa dela, mas ela pode, e muito, ajudar a mudar essa imagem, ainda mais em um evento tão visto como o Oscar e o after party)”.
Ver essa foto no Instagram
Já outro foi em defesa de Anitta: “Atacando conservadores, mulher que se sente bem e confiante com seu corpo incomoda muita gente!!”. Na publicação do stylist de Anitta, Ronnie Hart, houve vários elogios: “Rainha”, Diva”, “UAU NOSSA MONROE”, comparando ao vestido de Marilyn Monroe ao cantar parabéns ao então presidente norte-americano John Kennedy, no começo dos anos 1960. A peça, porém, tinha forro.
Não é a primeira vez
Rihanna causou controvérsias também ao aparecer com look assinado por Adam Selman e tinha nada menos que 216 mil cristais da Swarovski, deixando praticamente tudo à mostra. A cantora completou o look da época com estola rosa, além de turbante e luvas do mesmo tecido. Em 2018, no Premio Multishow, Anitta usou um look que lembrava o da cantora norte-americana, também sem sutiã por baixo. O vestido foi feito com exclusividade para ela pela grife Morena Rosa.