A modelo Ôda Cairu desponta como única brasileira na nova lista de apostas da moda internacional publicada pelo portal-referência Models.com, a MDC Selects. Natural do arquipélago de Cairu, na Bahia, a modelo de 24 anos viu a vida mudar após ser revelada pelo The Look of The Year, seleção de modelos da JOY Management, em 2020.
De lá para cá, virou nome promissor no mercado internacional, e já vem despontando nas passarelas do Brasil, onde emplacou entre as recordistas da última edição da São Paulo Fashion Week, quando conquistou a segunda colocação computando 9 desfiles.
Antes da rotina nas passarelas, a modelo chegou a trabalhar como garçonete em sua cidade natal. Hoje, traz representatividade à moda internacional: “Sou travesti, preta, já morei numa casa de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ em Salvador. Identidade de gênero, sexualidade, empoderamento racial e questões sociais me atravessam, marcam a composição de minha história”, afirmou.
“Acho importante desmitificar as questões que a palavra travesti traz, retirar desse lugar de marginalização, como se fosse algo pejorativo. É uma palavra que nomeia uma identidade – e é única”, finaliza.
No currículo, Ôda coleciona trabalhos para grifes como ÁLG, pilotada por Alexandre Herchcovitch, Rocio Canvas e Isaac Silva, entre diversas outras. Em paralelo à promissora carreira na moda, Ôda chegou a cursar licenciatura em Desenho e Plástica, na Universidade Federal da Bahia, além de compor músicas e tocá-las em formato ‘voz e violão’.