Como cuidar da pele negra no inverno? Veja dicas de especialista

O inverno requer cuidados especiais para a pele, para enfrentar o clima mais frio e seco. Mas não dá para generalizar, pois cada tipo e cor de pele requer tratamentos diferenciados. Para contemplar 56% da população brasileira formada por negros, de acordo com os dados do Censo 2022, a biomédica especializada na área de estética Jéssica Magalhães, especialista em cuidados com a pele preta, dá algumas dicas.

Iza (Foto: Reprodução/Instagram)
Iza (Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com a especialista, o clima seco do inverno pode causar um ressecamento ainda maior na pele negra em comparação com outros tons. “Isso ocorre porque naturalmente ela perde mais água para o ambiente por evaporação. Em climas mais secos, essa desidratação é ainda mais acentuada. Portanto, é fundamental intensificar os cuidados de hidratação e umectação”, explicou Jéssica.

A especialista acrescentou que é importante ficar atento às questões voltadas para hidratação e umectação. “Com o aumento do ressecamento nesse período, é comum haver rachaduras e pequenas feridas em lábios, pernas e braços. Manter o uso de hidratantes labiais e intensificar a hidratação corporal serão grandes aliados para evitar essas lesões”, ressaltou. A biomédica lembrou ainda que as substâncias dos produtos retêm a umidade do ar, utilizando para a hidratação da pele, o que promove uma emulsão natural.

Jéssica Magalhães (Foto: Divulgação)
Jéssica Magalhães (Foto: Divulgação)

Jéssica elencou ainda os produtos produtos específicos altamente recomendados para cuidar da pele preta durante o inverno. “Ativos como ureia, pantenol e lanolina são conhecidos por potencializar a hidratação e ajudar a mantê-la macia e saudável”, afirmou.  Também existem cuidados que podem ajudar a evitar o ressecamento. De acordo com Jéssica, é preciso estar ainda mais atento aos dois fatores primordiais para mantê-la saudável no inverno: beber a quantidade de água correta e hidratá-la sempre após o banho. “Assim conseguimos manter a água no organismo e a pele hidratada.”

Hidratação e umectação são ainda mais importantes no inverno (Foto: Canva/Reprodução)
Hidratação e umectação são ainda mais importantes no inverno (Foto: Canva/Reprodução)

A biomédica ressalta também a importância de educar e orientar os pacientes de pele negra sobre os cuidados consistentes durante o inverno. “Primeiro passo é entender que ela precisa de cuidados diferenciados. Apenas conhecendo as necessidades de nossa pele é que poderemos adotar os cuidados corretos. Precisamos compartilhar o conhecimento. Disseminar. É tomando posse do conhecimento sobre nossas necessidades que mudamos pequenos hábitos e conseguimos grandes resultados”, acrescentou Jéssica, autora do e-book “Como cuidar da minha pele preta”, lançado recentemente, no qual aborda também questões históricas relacionadas à pele negra.

O skincare da modelo negra

Rojane Fradique ( Foto: Lucas Mavinga/ @mixmodelsagency/Divulgaação)
Rojane Fradique ( Foto: Lucas Mavinga/ @mixmodelsagency/Divulgaação)

A modelo negra Rojane Fradique não vacila em relação ao cuidado de sua pele, durante todo o ano. E intensifica ainda mais no inverno. “Como no inverno a minha pele do corpo fica extremamente ressecada, já que sou uma preta retinta e devido a perda natural da umidade do corpo, trabalho bastante a hidratação com óleo de coco”, contou ela ao “Elas no Tapete Vermelho”, acrescentando que cuida da pele do corpo inteiro.

“Cada parte do corpo exige um cuidado diferenciado, devido à textura e exposição. Por exemplo, nos braços e pescoço, costumo passar hidratantes sem cheiro, para não colidir com o cheiro do desodorante ou perfume. Para o rosto, como a minha pele é oleosa, faço todos os dias o skincare com hidratantes para esse tipo de pele”, completou

Rojane também conta sobre usa rotina de skincare. “Pela manhã, uso um gel de limpeza e um hidratante diurno, para pele oleosa. À tarde, mesmo sem sol, passo um protetor que trabalha também o processo de unificar o tom da pele. À noite, repito no banho a lavagem com o gel, e uso um tônico para ativar o colágeno natural durante a noite. O rosto, sempre lavo com água gelada e faço todos os movimentos para cima”, explicou.

Ana Patrocínio Thais Queiroz (Foto: @mixmodelsagency/Divulgaação)
Ana Patrocínio Thais Queiroz (Foto: @mixmodelsagency/Divulgaação)

A modelo Ana Patrocínio, também negra, é outra que percebe que sua pele fica mais seca no inverno. “Então presto mais atenção na quantidade de água que estou ingerindo e gosto de nutrir minha pele com produtos que hidratam e umectam”, diz ela que usa manteigas de karité e de palma de uma marca específica. “É importante consultar um dermatologista para saber qual seu tipo de pele e os melhores produtos para cada pessoa”, lembrou ela, que valoriza sempre o riso para evitar que surjam expressões fechadas.

Thais Queiroz (Foto: Catarino/@mixmodelsagency/Divulgaação)
Thais Queiroz (Foto: Catarino/@mixmodelsagency/Divulgaação)

Outra modelo negra, Thaís Queiroz, diz que no inverno tem o cuidado redobrado no inverno, tanto com o rosto quanto com o corpo. E revela sua rotina de skincare.”Lavo sempre o rosto com água gelada e sabão neutro, faço esfoliação no rosto, corpo e boca, uso um hidratante facial ou serum que ajude a manter minha pele em hidratada e, mesmo sem o sol do verão, passo protetor solar, porque mesmo no inverno o sol prejudica a pele. Para a boca, finalizo com um hidratante labial”, contou.

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui