Ex-Diana, quem é o estilista que vestirá Camilla na coroação

Camilla Parker-Bowles, que se consagrará efetivamente a nova rainha consorte do Reino Unido neste sábado (6), vestirá o mesmo manto que Elisabeth 2ª usou em sua coroação em 1953, ao entrar na Abadia de Westminster, para ver seu marido ser coroado como rei Charles 3º. Mas por baixo das vestes reais, a atual esposa de rei vestirá um look feito pelo mesmo estilista responsável por grande parte do guarda-roupa de Lady Di nos anos 1980.

Rei Charles e Camilla (Foto: Reprodução/Instagram)
Rei Charles e Camilla (Foto: Reprodução/Instagram)

Trata-se de Bruce Oldfield, hoje com 72 anos, que começou sua carreira nos anos 1970 e queria ser conhecido no mundo todo, como estava sendo Giorgio Armani, por exemplo, apostando numa escala global de luxo com sua alfaiataria pefeita. Orfão, foi criado pela pela tradicional instituição para crianças Barnardo’s, fundada em 1870 pelo médico irlandês Thomas John Barnardo e que até hoje tem um trabalho de acolhimento e encaminhamento para a adoção de crianças, formou-se na conceituada Central Saint Martins e logo caiu no gosto do jet set londrino. Uma de suas primeiras clientes foi nada menos que Bianca Jagger, para que ele customizasse um terno que tinha pertencido a Rita Hayworth. Uau.

Lady Di com uma das criações de Bruce (foto: Reprdução)
Lady Di com uma das criações de Bruce (foto: Reprodução)

A cliente famosa, e seu trabalho exemplar, abriu caminhos e ele seguiu os passos da louca cadeia de moda, com lançamentos por temporadas, prêt-à-porter, aparições na TV (a principal “rede social” da época), festas, eventos beneficentes (incluindo para a Barnardo’s), licenciamentos e criações de coleções para a loja de departamentos Henri Bendel, em Nova York.

Bruce Oldfield (Foto: Divulgação)
Bruce Oldfield (Foto: Divulgação)

De acordo com matéria da revista “Bazaar” inglesa, de 2022, Oldfield começou a vestir Lady Di no começo do noivado com o então príncipe de Gales, nos anos 1980, quando a “Vogue” britânica foi responsável por dar um caminho ao guarda-roupa da noiva de Charles.

Para isso, ele conta na entrevista, foram chamados cerca de 10 estilistas, que deveraim enviar três looks para ela provar. Diane escolheu dois dele. Na volta de sua lua-de-mel, a princesa saiu do avião com um look assinado por ele: um terno justo de lã gabardine cor de canela com peplum. E, depois, foi vista dezenas de outras vezes com suas criações. Nos anos 1990, já tentando se libertar dos códigos impostos pela realeza, Lady Di se abriu para outros estilistas que estavam despontando e mudando as estruturas fashion. Atualmente, Taylor Swift e Rhianna já foram vistas usando criações vintage do estilista.

Mas Bruce Oldfield teve sua clientela fiel quase intacta e, anos depois, incorporou Camilla Parker-Bowles em sua carteira de clientes, que pediam roupas exclusivas ou que frequentavam sua butique em Londres. Ele começou a criar roupas para Camilla há 13 anos. E, como ele mesmo disse em uma entrevista ao “The Guardian”, mais tempo do que criou para Diana. Por isso, seria natural que a nova rainha consorte o escolhesse.

Tão dedicado quanto quando começou, hoje cria apenas por encomenda suas roupas com o rigor de alta-costura. Por um instinto inato, fechou sua loja e dispensou seus funcionários dois dias antes do lockdown imposto pela pandemia de Covid 19, em março de 2020. Mantém uma clientela fiel de noivas, mães de noiva, madrinhas e mulheres milionárias. “Bruce frequentemente aparece nos casamentos para garantir que a noiva esteja perfeita e com a festa ainda em pleno andamento. É conhecido por embarcar no voo da Emirates às 3h da manhã de volta para Londres”, está escrito em seu site.

Aquele menino que foi criado em um orfanato, é um exemplo de talento, garra e visão, cuja obra ficará imortlizada para sempre a partir desse 6 de maio de 2023, durante a coroação do um rei da Inglaterra depois de 71 anos, durante a qual as imagens serão transmitidas em velocidade inversamente proporcional à da que ele produz suas criações atualmente, bem ao estilo slow fashion. “Eu queria sucesso – e consegui rapidamente!”, disse ao The Guardian, para finalizar a entrevista afirmando: “Mas eu tenho sorte. Sou uma pessoa de muita sorte.”

 

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui