Ana Barbosa é a nova estrela da campanha mundial da Chanel. Mas quem vê close não vê corre, como diz o ditado. A história da modelo mineira poderia ser igual a de várias garotas e mulheres brasileiras vítimas ou testemunhas de violência doméstica. Com 23 anos, a jovem presenciou aos 15 anos a mãe ser vítima de feminicídio, cometido pelo próprio pai.
“Quando a pessoa que eu via com mais alegria na vida se foi, tive que tirar algum aprendizado disso tudo. A dor nos ensina muitas coisas. Hoje, busco usar a carreira como plataforma para trazer representatividade e para compartilhar histórias de superação que possam inspirar”, reflete. O triste episódio marcou a jovem para sempre e a fez batalhar para ultrapassar barreiras e conquistar sonhos e objetivos.
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A modelo venceu o luto e usa a moda como plataforma para combate à violência contra as mulheres. E que plataforma. Nascida em Uberaba, Minas Gerais, a neotop foi eleita pela poderosa Chanel para estrelar a campanha mundial de beleza da grife, em foto que mostra os vários tipos de bege da nova coleção de maquiagem da marca francesa. Ela, no entanto, coleciona, outras importantes realizações: já foi citada na disputada lista “Top Newcomers”, do Models.com, desfilou com exclusividade para a Prada, abriu o fashion show de Elie Saab e fechou a apresentação de alta-costura da Dior.
A reviravolta profissional aconteceu em 2017 e trouxe novos horizontes à jovem, que foi revelada pela Another Agency, de Anderson Meyer e Luiz Pretti. A modelo coleciona ainda capas de publicações renomadas como Vogue, Harper’s Bazaar, Numéro, Grazia e The Sunday Times. No Brasil, foi destaque em diversos desfiles da São Paulo Fashion Week.
Atualmente, divide-se entre Londres, Paris e Nova Iorque, conciliando a atuação na moda com ações que causem impacto na sociedade, como a realização da “sopa solidária” que ajuda a viabilizar mensalmente, alimentando pessoas em situação de vulnerabilidade.