Sol, mar, piscina… Em meio aos momentos agradáveis de descanso e lazer, os cabelos no verão podem sofrer danos. Para mantê-los bonitos e saudáveis, é importante reforçar os cuidados.
Entre as principais apostas estão leave-in com protetor solar, chapéus, bonés, água termal, hidratação intensificada… Confira.
Proteja os cabelos no verão
Assim como a pele, os cabelos devem ser protegidos da exposição excessiva ao sol. Leave-in com protetor solar pode ser uma boa pedida. Também vale apostar em bonés e chapéus, que ainda adicionam estilo ao visual. Mas, se os fios estiverem molhados, melhor não abafá-los com os acessórios, porque podem piorar a queda e provocar o surgimento de caspa.
#ficaadica1: Na hora da compra do boné, escolha um tamanho que se encaixe bem em sua cabeça, para não apertar e nem cair com facilidade. Lembre-se de que cores neutras são mais versáteis, porque facilitam na hora de criar combinações. Os modelos coloridos e estampados pedem mais atenção, mas podem criar contrastes interessantes.
#ficaadica2: Para as donas de rosto pequeno que querem entrar na moda do chapéu, a dica é deixar os modelos grandes de lado para não “sumir” sob eles. Rostos grandes também não combinam com abas pequenas, porque o resultado é desproporcional.
Compre aqui peças semelhantes
Prenda os cabelos
A água do mar e o cloro da piscina podem causar danos, como ressecamento e desbotamento da tintura. O ideal é prender os fios em coques altos (sem apertar muito) para não molhá-los. Mas, se estiverem molhados, deixe-os soltos até secarem para evitar quebra.
Se molhar, cuide dos fios
Molhou os cabelos? Calma, não precisa se desesperar! Você pode entrar num chuveiro ou jogar água de uma garrafa para tirar o excesso de cloro e/ou sal. Um spray de água termal pode finalizar o processo, com o intuito de hidratar levemente. Quando voltar para casa ou hotel, lave com um xampu hidratante, condicionador e água fria ou morna, nunca quente.
Reforce a hidratação dos cabelos no verão
A hidratação merece ser reforçada para garantir a beleza e a saúde dos fios. Entre as opções estão máscaras capilares e aplicação de óleos vegetais (como de coco). Uma vez por semana ou quando sentir necessidade, siga as instruções da embalagem e, se notar qualquer incômodo, descontinue o uso e procure um dermatologista. Isabella Fiorentino, por exemplo, aposta em receitas naturais, como a de babosa e mel. Confira o passo a passo realizado com 1 talo de barbosa e 3 colheres (sopa) de mel.
- Lave a babosa.
- Passe a faca nas laterais.
- Corte em pedaços para ser mais fácil descasar.
- Retire a parte mais reta com as mãos e use uma colher para retirar da outra parte da casca.
- Lave novamente com água corrente e escorra bem.
- Coloque o gel de babosa no liquidificador e adicione o mel.
- Bata por cerca de 15 segundos.
- Coloque num portinho e aplique na raiz e no comprimento.
- Deixe agir por cerca de 30 minutos.
- Lave com xampu e condicionador e deixe secar naturalmente.