“Quem vê close não vê corre”. A frase pode ser usada com propriedade para definir a vida do jovem modelo Vitor Ribeiro, que após perder tudo em incêndio, não só reconstriu em três meses a casa para a família viver com dignidade, como acaba de ser apontado como destaque da indústria fashion internacional.
A chamada “MDC Selects”, do prestigiado Models.com, é a seleção de novos rostos mais promissores de todo mundo, de acordo com o site. “Desde os recém-descobertos até o modelos que já atuam em mercados internacionais”, explica a publicação. É o caso de Vitor.
Nascido em Porto Alegre, o jovem de 22 anos trabalha desde 2017 como modelo e sempre busca oportunidades para ajudar a família e trabalhar a favor das minorias. “A carreira como modelo me ajudou a reconstruir tudo que pegou fogo no incêndio. Minha agência e a moda me ajudaram a sonhar com um futuro melhor, pra mim e pra minha família. Hoje, eu tento retribuir, por isso sempre busco representar todos os meninos gays, negros e de classe baixa do Brasil”, afirmou o neotop.
A família, aliás, é um dos pilares de vida. “Minha irmã está sempre ao meu lado em tudo. Como somos ambos LGBT, só tínhamos nós”, afirmou ao site models.com, revelando que a casa foi reconstruída num trabalho conjunto com seu avô e com sua irmã, Endy.
Aliás, nas horas vagas, Vitor dedica-se a outra de suas paixões: a cultura ballroom, dançando “voguing” com amigos e a irmã – com quem compõe a dupla Irmãs Ribeiro. A dança performática nasceu nos anos 1960 como forma de expressão da cena gay periférica dos Estados Unidos, por pessoas que não tinham medo, naquela época, de se assumir. “Adoro me expressar dançando e trançando – adoro deixar as pessoas bonitas com tranças”, acrecentou o jovem ao site.
“Minha vida sempre foi uma luta, desde meus 16 anos, quando minha casa pegou fogo e perdemos tudo. Desde então, minha meta é reconstruir tudo que eu puder pra minha família voltar a viver com toda dignidade”, afirmou, ao lembrar ainda que a carreira de modelo não tinha entrado em seu radar até ser descoberto por um olheiro. “Agora amo muito minha profissão”, disse ao Models.com.
Revelado pela Aro Model, de Claudio Mignoni, Vitor coleciona campanhas importantes, para empresas como Lacoste, Natura e Uber, além de atuação internacional, com recente passagem pela África do Sul. O jovem prepara-se agora para uma temporada de trabalhos na Coreia do Sul, para onde embarca no próximo mês.
Vitor e a irmã Endy
NÓS ESTAMOS AQUI – EP 3: ENDY & VITOR from Kim Costa Nunes on Vimeo.