Os desfiles de alta-costura outono-inverno 2022/2023 começaram nesta segunda-feira (4), em Paris. No primeiro do dia, teve Anitta na primeira fila da grife Schiparelli. Outra apresentação do dia foi da Dior, que contou com as brasileiras Raynara Negrine e Taíssa Sperb na passarela.
A estilista Maria Grazia Chiuri se inspirou na artista plástica ucraniana Olesia Trofymenko, que tem como foco em seu trabalho a árvore da vida. Segundo material de divulgação da marca francesa, a árvore da vida conecta todas as formas de criação. “Ela sustenta o céu e o conecta à terra por meio de seus galhos e raízes. O emblema de Olesia Trofymenko está alinhado com os códigos estilísticos compartilhados por muitos países”, descreve a marca.
Na passarela, galhos, tronco, raízes da árvore da vida surgem em bordados suntuosos em fios de algodão e seda. As tonalidade vêm em bege, além de azuis e pretos, entre outros, em tecidos como algodão, crepe de lã, seda e caxemira. O material de divulgação não cita em nenhum momento a guerra que acontece desde fevereiro. Mas a escolha da artista plástica de 40 anos, que também foi responsável pela cenografia, mostra que grife tem uma atitude política em relação ao conflito. “A árvore da vida é um apelo, um aviso, para
fazer brilhar as tradições e os gestos, permitindo-nos recuperar o equilíbrio, ainda que
momentaneamente”, descreve o material da Dior.
Ver essa foto no Instagram
Brasileiras
Aos 18 anos, Taíssa Sperb já havia abrilhantado apresentação da grife em março deste ano – e agora repete performance. Natural de Encruzilhada do Sul (RS), a jovem já foi medalhista em campeonatos de judô, futsal, vôlei e atletismo, até despontar na moda internacional. Em 2018, a atleta ficou entre as finalistas da seleção de modelos “The Look of The Year”, da JOY Management e, desde então, vem chamando atenção nas passarelas.
Outro destaque do desfile foi Raynara Negrine – fenômeno brasileiro alçado ao posto de neotop. Com apenas 18 anos, Raynara já coleciona trabalhos para grifes como Versace, Hermès, Fendi, Celine, Valentino, Jean Paul Gaultier, Jacquemus, Alaïa, Paco Rabanne e Carolina Herrera, entre diversas outras.
Ver essa foto no Instagram
Recentemente, fechou a apresentação da Dior – Cruise 2023 (acima) e foi destaque do fashion film da Mugler, ao lado da filha de Madonna, Lourdes Leon. Nascida na pequena Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, a jovem estreou no mercado internacional após ser revelada pelo The Look of The Year, da JOY Management – mesma agência que catapultou a supermodelo Lais Ribeiro ao estrelato.