Brasileira desfila em Paris inspirada em Clarice Lispector

A estilista brasileira Lisyane Arize desfilou na semana de moda de Paris sua marca Lizzi, com a coleção Persona 2022, que traz como referência o misterioso universo da escritora brasileira Clarice Lispector. O desfile aconteceu no renomado Hotel Maurice. No final, as modelos entraram segunda placas com frases de várias autoras brasileiras da atualidade.

Desfile da marca Lizzi em Paris (Foto: Divulgação)
Desfile da marca Lizzi em Paris (Foto: Chuseto Photo/Divulgação)

“Nossa coleção Persona trata das diversas personas que vivem em nossa alma. Nosso objetivo com esta coleção é chamar a atenção para as escritoras brasileiras, que ainda vivem à margem das editoras e dos cenários midiáticos literários”, afirmou Lisyane. A inspiração na obra da escritora traduz o sentimento vivido durante a pandemia.

Desfile da marca Lizzi em Paris (Foto: Divulgação)
Desfile da marca Lizzi em Paris (Foto: Chuseto Photo/Divulgação)

Segundo a grife, a pandemia revelou nossa multiplicidade, tirou nossas máscaras. “No desejo de autoconhecimento, experimentamos diversas formas de nos encontrarmos, de nos perdermos, de nos metamorfosearmos”, explica o material de divulgação da Lizzi.

Desfile da marca Lizzi em Paris (Foto: Chuseto Photo/Divulgação)
Desfile da marca Lizzi em Paris (Foto: Chuseto Photo/Divulgação)

A coleção é dividida em três partes: o primeiro bloco apresenta o lado selvagem, rebelde, da personagem Joana, de “Perto do Coração Selvagem”, um enigma da vida, que se recusa a aceitar o limitante e opressivo papel de esposa-mãe-dona de casa, estabelecido e definido na nossa cultura como ideal feminino. As peças vêm mais sensuais, com toque de rebeldia e ousadia.

Desfile da marca Lizzi em Paris (Foto: Chuseto Photo/Divulgação)
Desfile da marca Lizzi em Paris (Foto: Chuseto Photo/Divulgação)

O segundo apresenta a personagem G.H, de “A Paixão Segundo G.H.”, que estabelece contato com o divino, após uma angustiante e epifânica experiência mística. Nessa parte, a marca traz uma estampa que retrata o terceiro olho, que busca o contato entre a razão e o espiritual.

Desfile da marca Lizzi em Paris (Foto: Chuseto Photo/Divulgação)
Desfile da marca Lizzi em Paris (Foto: Chuseto Photo/Divulgação)

Já o último bloco traz à cena a simplicidade e a ingenuidade de Macabea, de “A Hora da Estrela”, completamente desamparada e entregue à própria sorte, cujas peças vêm com sobreposições, mas também mostram o universo da personagem em contato com o espiritual, mais lúdico e ingênuo.

É em Bordeaux, cidade conhecida pelos seus excelentes vinhos e o rio Garonne, que as coleções em edições limitadas são desenhadas. E no Brasil, com as delicadas mãos dos artesãos, as peças são desenvolvidas no maior cuidado e com respeito as tradições locais maranhenses, afim da preservação do “Savoir-faire” e da valorização de um trabalho ainda desconhecido aos olhos do mundo.

A marca integra a renomada associação paulista – ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) e o projeto Fashion Label, que ganha mais e mais seu espaço, totalmente delicada e absorvida pelo Velho Mundo.

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